RSS
 

Arquivo para março 4th, 2011

A concorrência do iPad 2

04 mar

Depois de 11 meses e mais de 15 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o iPad chega com a versão 2, mas a Tablet com uso do Androiddisputa aqueceu e surgiram dezenas de concorrentes, que segundo análise do banco J.P. Morgan, deverá atingir US$ 25 bilhões em 2011.

São conhecidos e disputam mercado: o Motorola Xoom, o LG Optimus, o Samsung Galaxy,o HTC Flyer e outros, cuja lista seria imensa, a maioria com Wi-Fi, 3G e Bluetooth, porém a grande diferença  está no sistema operacional: Android todos estes, contra a alternativa do iOs da Apple.

Fazendo uma comparação dos sistemas operacionais, o Android da Google e o iOS da Apple, o Android foi desenvolvido a partir do Linux, que é multitarefa desde sua origem, executa páginas ou programas coisa em Flash (veja a polemica), mas com a chegada do HTML5 essa vantagem será atenuada, desenvolveu conceitos de os usabilidade que ganharam mais força. A partir da versão 2.2 (Froyo) ele permite a criação de um hot spot Wi-Fi com uso do Smartphone.  Além disso, o código do sistema é aberto, é relativamente simples criar acessórios e programas com um pouco de conhecimento técnico.

Alem da diferença do design com certeza mais arrojado do iPad, este possue um sistema chamado Push que notifica novas entradas no Twitter e chamadas VoIP através do Skype ou há aplicações com vídeo) ou Vonage,  A função de captura de tela do iOS também é mais simples e tem um music Player impecável

Se comparados aos aparelhos que vem com o Android instalado, como o Motorola Milestone, a principal diferença que muitos tem dificuldade de aceitar e o design mais arrojado e bonito do iOS, algo que falta ao Android e o iOS tem e um sistema chamado Push (explicação no blog iTochBR) que fica o tempo inteiro avisando as novas mensagens no Twitter, ou chamadas VoIP através do Skype (há aplicações com vídeo) ou Vonage, ou ainda outras aplicações que podem passar do iPhone para o iPad sem dificuldade. No iOS, a ligação é recebida ainda que o Vonage não esteja aberto, é o Push que faz isto sem gastar bateria adicional.

No iOS função de captura de tela é super simples, enquanto a reprodução da tela (conhecida como print screen ou screen shot) no Android é um processo complicado, o Music Player do iOS é impecável, mas por enquanto são especulações aguardemos a chegada no mercado para o dia 11 de marco nos Estados Unidos

O que falta no iPad 2 é a ausência de um slot SD para memória externa, além de uma saída USB.  Os usuários que quiserem terão que comprar estes acessórios.

Para deixar o leitor ainda mais em duvida, e sendo imparcial, há duas questões prejudiciais no iOS, a  Apple só deixa entrar em seu mercado de aplicativos os programas homologados por ela e antennagate (noticia na UOL) do iPhone 4 afetou muitos usuários (apenas um detalhe de antena, como se o aparelho não fosse móvel).