RSS
 

Arquivo para março 14th, 2013

Google pode retirar RSS

14 mar

A decisão do Google de fazer o seu próprio Google Reader retirando o RSS (veja notícia do CNET News) provocou um grande descontentamento popular e os usuários do leitor do RSS se voltaram para o meio popular para reagir a esta mudança: a petição online.

O Google anunciou esta tarde que seria retirado este serviço em julho. Em um post no blog da empresa ontem, o Google disse que a decisão foi baseada no declínio uso de do leitor de RSS, que o Google lançou em 2005, feito por Aaron Schuwartz morto recentemente e que tem um prêmio de liberdade na internet com seu nome agora.

Muitos usuários se voltaram para o Twitter para expressar sua decepção com esta decisão. Enquanto alguns diziam que contam com o serviço, outros admitiram seu uso tornou-se menos freqüentes, mas disseram que a cobiça do Google estava por trás do este movimento.

Poucas horas após do anúncio, um punhado de petições bateu na Web pedindo o gigante da Web reconsidere sua decisão, uma petição no Change.org, intitulada Google: Mantenha Google rodando o Reader, já havia atrído mais de 3.300 assinaturas, e espera-se que cresça nos próximos dias.

Change.org tem um site em português com diversas campanhas de defesa do consumidor, pelos direitos das mulheres, contra pornografia barata e muitas outras veja lá.

Daniel Lewis, de Nova York, que lançou a petição, culpou o declínio de uso do leitor pel a decisão do Google de remover algumas partes e funcionalidade de comentário.