RSS
 

Arquivo para abril 1st, 2013

Redes próximas a velocidade da luz

01 abr

Segundo o site Extremetech, pesquisadores da Universidade de Southtampton, na Inglaterra, criaram experimentalmente uma rede que transmite mais de 70 terabits por segundo, que equivale a mil vezes as maiores velocidades atuais, e 99,7% da velocidade da luz.

A velocidade da luz é definida como aproximadamente 300 mil km por segundo, mas no vácuo, nas fibras ótica convencionais esta velocidade cai 31%, com a tecnologia atual, atingi no máximo 40 Gigabits por segundo, sendo o Tera mil vezes o Giga, o experimento conseguiu um grande avanço.

O pesquisador Francesco Poletti explicou que explicou que o material da fibra ótica para transmissão da luz, que é uma espécie de lente vidro/plástica tem alto índice de refração então tentou criar uma fibra oca, de modo a se propagar pelo próximo ar, embora a interface ar/plástico tenha também algumas dificuldades.

Os pesquisadores criaram um aro super fino, para limitar o máximo a interface plástico/ar e então conseguiram baixar as perdas, conforme os pesquisadores para ruído de 3,5 dB/km (decibéis por kilometro), numa largura de banda de 160 nm (nanômetro).

Este novo patamar tecnológico dá um futuro promissor para as redes de fibras óticas.