RSS
 

Arquivo para abril 11th, 2013

Don Tapscott: revendo seus conceitos

11 abr

Reli o livro A economia digital de Don Tapscott que é de 1996, como o da Sociedade em Rede de Castells, vale a pena reler alguns autores com o passar do tempo para ver se havia logica social naquilo que diziam.

Melhorei meu conceito de Don Tapscott (autor do best seller Wikinomics), mas que tem um dos seus primeiros livros o: The Digital Economy: Promise and Peril in the Age of Networked (A Economia Digital: Promessas e Perigos na Era da Rede), em que estabelecia 12 fatores importantes a serem observados, e penso que continuam válidos:

Conhecimento, o foco dos negócios até o surgimento das redes era explorar o recurso do capital humano, que era traduzido em conhecimento na ação prática de uma empresa ou organização, agora o foco é o conhecimento que significa dar oportunidade ao desenvolvimento das capacidades criativas dos trabalhores.

Digitalização, ao contrário do processo anterior que no qual a informação deveria ter um formato físico, traduzido em números, relatórios e pelo movimento real das pessoas, com os dispositivos digitais há uma mobilidade da informação e as pessoas podem ser produtivos em diferentes locais e horários, podendo organizar seu tempo.

Virtualização, na nova economia é possível converter as coisas físicas e tangíveis em coisas virtuais mas reais. Assim produtividade significa boa relação com diversas entidades que estão relacionadas a produção, como orgãos publicos, credores, clientes e até mesmo concorrente, tudo torna-se relacional.

Molecularização, estruturas tradicionais verticais estão dando lugar a ambientes de maior fluxo e as equipes pode ser organizadas por tarefas, problemas ou ações.

Integração e Internetworking, a um nível microscópico, a organização vontade individual deve ter todos os benefícios das pequenas empresas, devido a redes de novas tecnologias, mas não será sobrecarregados com custos desnecessários resultantes da hierarquia e incapacidade de mudar. No nível macro, toda a economia vai funcionar da mesma maneira em que todos os clientes/fornecedores, concorrentes, e assim por diante terão que interagir e se integrar para sobreviver.

Convergência, é o setor econômico dominante está sendo criado pelas convergências da computação, das comunicações e dos conteúdo. Estes, juntos, criam um ambiente muito interativo, que é uma das plataformas da qual as outras que seguem são dependentes, a saber: desintermediação, inovação, imediatez, customização (ou prossumption), mundialização (o termo globaliação lembra monopólios) e aceitação da discordância (uma face da customização).

Penso que é um bom autor, a maioria dos conceitos feitos no início da Web ainda são válidos.