RSS
 

Arquivo para agosto 21st, 2015

O ser, a filosofia e as técnicas

21 ago

CoisasSeres .

Em vários post já apontamos a questão do Ser, a tradição filosófica da Idade Média apontou estou objeto como o principal da filosofia, mas atualizado poderíamos dizer que é o ser enquanto ente, assim a modernidade buscou este como fundamento de todos seres.   .

Assim fica parecendo que estamos procurando respostas do tipo: porque existo ? quem é que sou e porque faço estas perguntas ? mas na verdade o problema é porque fazer perguntas ?   Porque saindo do seu ser encontra os Outros e as Coisas, e é onde o homem faz a experiência do Existir, e esta condição de todos os homens estão sujeitos, então na relação com os outros e com as coisas se desenvolvem um conjunto de habilidades e “técnicas” externas.   .

Compreendo o mundo e a relação com os outros a partir do meu “conhecer” e isto significa de alguma existe algo no meu existir que está fora de mim, nos outros e nas coisas, assim a filosofia não é o simples pensar, mas a descoberta do existir e isto pode tornar-se consciente.   Assim só existe consciência de for de algo fora de mim, disse o filósofo Edmund Husserl, consciência é consciência de algo, e, portanto é impossível tê-la sem alguma técnica, arrisco até a dizer que a técnica é inerente a esta consciência se admitir a linguagem como tecnologia, isto é, a técnica com o logos, segundo uma racionalidade.   .

Assim filosofia não é só pensar, é no caminho da existência descobrir técnicas que torne esta existência mais consciente, mais feliz e subsistente e então ligado ao como existimos.   . .

Os maiores erros da filosofia é distanciá-la dos outros enquanto ser e das coisas enquanto objeto do existir, somos por causo do outro e existimos porque temos relação com todas as coisas, incluindo nestas coisas a linguagem, as técnicas e a natureza. .