RSS
 

Advento do Natal: sermões do Pe. Vieira

22 dez

Pe. Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e morreu na Bahia,PeAntonio em 1697, foi um Jesuíta e seu livros “Sermões” é bastante conhecido, vejam o que falou do Natal e sobre o que é um “Sermão”, ou seja um sermão sobre como devem ser os sermões:

.
Por isso Cristo disse que o lavrador do Evangelho não semeara muitos gêneros de sementes, senão uma só: Exiit qui seminat seminare semen. Semeou uma semente só, e não muitas, porque o sermão há de ter uma só matéria, e não muitas matérias. Se o lavrador semeara primeiro trigo, e sobre o trigo semeara centeio, e sobre o centeio semeara milho grosso e miúdo, e sobre o milho semeara cevada, que havia de nascer? Uma mata brava, uma confusão verde. Eis aqui o que acontece aos sermões deste gênero.

Como semeiam tanta variedade, não podem colher coisa certa.

Quem semeia misturas, mal pode colher trigo. Se uma nave fizesse um bordo para o Norte, outro para o Sul, outro para Leste, outro para Oeste, como poderia fazer viagem? Por isso nos púlpitos se trabalha tanto e se navega tão pouco.

Um assunto vai para um vento, outro assunto vai para outro vento; que se há de colher senão vento? O Batista convertia muitos em Judéia; mas quantas matérias tomava? Uma só matéria: Parate viam Domini. A preparação para o reino do Senhor. Jonas converteu os ninivitas; mas quantos assuntos tomou? Um só assunto: Adhuc quadraginta dies, et Ninive subvertetur, a subversão da cidade. De maneira que Jonas em quarenta dias pregou um só assunto, e nós queremos pregar quarenta assuntos em uma hora?

Por isso não pregamos nenhum. O sermão há de ser de uma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria.

VEIRA, Pe. A. Sermões, ebooks Brasil, CJE USP, Brasil.

 
 

Comentários estão fechados.