RSS
 

As condições ambientais das cidades

30 set

Um item pouco observado, e que faz parte do ibeumunicipal_ambientaisrelatório IBEU feito pelo Observatório das Metrópoles brasileiras, é o das condições ambientais, aqueles que viveram em cidades arborizadas, com rios não poluídos atravessando as cidades podem dizer isto, o quanto de boa qualidade de vida este item significa.

Felizmente em 2.182 municípios brasileiros (39,2% do total) as condições são muito boas, em 1.443 (25,9% do total) as condições são boas, dando um total de 65% de municípios, mas ainda há 1.055 em condições médias e 788 em condições ruins de bem estar ambiental, sobrando 97 em condições muito ruins, respectivamente representam 18,9% (medias), 14,1% (ruins) e 1,7% (muito ruins).

Uma dimensão que não tratamos aqui, mas consta dos relatórios são os serviços coletivos urbanos,  atendimento adequado de água, esgoto e energia, assim como coleta adequada de lixo, já que mais de 50% dos municípios apresentação condições ruins ou muito ruins neste tipo de serviço.

http://observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=1745:%C3%ADndice-de-bem-estar-urbano-dos-munic%C3%ADpios-brasileiros-%E2%80%94-ibeu-municipal&Itemid=164

A coordenação de pesquisa para a produção do IBEU Municipal foi do professor Marcelo Gomes Ribeiro, e contou com o trabalho dos pesquisadores-bolsistas Gustavo Henrique P. Costa, Breno Willians N. Machado, Marina Martins de Araújo, Vitor Vilar Dromond, Dayanne N. de Olveirera Gomes e Tatiane Torres Castro da Silva.

 

 

Comentários estão fechados.