RSS
 

Pode um cego guiar outro cego ?

25 fev

Numa situação de conflito as partes envolvidas devem ser arbitradas por uma terceira que seja neutra, mas ainda não existe.

A escalada da guerra entre Ucrânia e Rússia segue nesta manhã de sexta-feira, tanques russos se aproximam de Kiev enquanto as tropas de defesa da Ucrânia resistem como podem com ataques anti-tanques e explosões de ponte, como a do rio Teteriv, que dificultam a chegada dos russos a Kiev, também conseguiram atingir alguns tanques com baterias antitanques.

O próprio ministério da Defesa da Ucrânia informa que os tanques russos já estariam a 32 km da capital, e o objetivo é a queda do governo e consequente ocupação russa do país, os aliados do leste Europeu que fazem parte da OTAN: Polônia, Lituânia, Estônia e Letônia invocam o artigo 4º. do tratado da OTAN que qualquer país atingido implica numa reação dos 30 estados membro.

A entrada da OTAN seria o início de uma escalada mundial da Guerra, certamente a China se posicionaria a favor da Russia enquanto os EUA e seus aliados fora da Europa se posicionariam a favor da Ucrânia, o que já vem acontecendo, porém o Brasil segue numa complicada situação em função da visita do presidente da República em hora inoportuna à Rússia, porém o vice-presidente já condenou a ação russa.

Nas primeiras horas desta sexta-feira a situação da Ucrânia vai se tornando dramático com a possibilidade de um eminente assalto das forças russas a capital Kiev da Ucrânia, sem uma reação dos aliados, apesar de terem cedido armas ao exército ucraniano, em poucas horas a ocupação do país pode ser total.

O conselho de segurança conforme noticiamos ontem já se pronunciou contrário ao avanço russo, embora a retórica russa diga que era somente para manter a paz e anteriormente que não invadiria a Ucrânia, já se sabe que são apenas retóricas de guerra.

Quem seriam as forças, países e pessoas capazes de convocar uma reunião diplomática de emergência, as sanções impostas aos bancos da Rússia atingem três aliados de Putin neste mercado financeiro: Gennady Timchenko, Boris Rotenberg e Igor Rotenberg.

Outra sanção foi a interrupção do gasoduto Nord Stream 2 que está pronto e liga a Rússia com a Alemanha, Putin acusou o golpe dizendo que isto vai fazer o preço do gás explodir e a Europa depende dele.

Porém o problema central segue, quem pode dar luz a um diálogo entre cegos, como diz a leitura bíblica que faz alusão a que um cego não pode guiar outro cego, e acrescenta (Lc 6, 42): “como pode dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Não se trata de torcidas de uma partida de futebol e sim de vidas humanas e direitos de povos e nações que estão em jogo, não há torcida que tenha luz senão aquela que deseja a paz, os lados em conflito, aquilo faço alusão a Biden e Putin, deve aceitar algum tipo de moderação para evitar uma guerra mundial, ou a volta da guerra fria.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.