RSS
 

Sites divulgam documentos da Satiagraha

08 ago

A operação Satiagraha foi comandada pelo então delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, eleito deputado federal depois devido ao quociente eleitoral, ela cumpriu 24 mandados de prisão e 56 ordens de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e em Brasília em 2008; entre os  presos estava o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, que morreu de câncer em 2009, o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas, mas o principal da polêmica foram os desdobramentos do mensalão.

De acordo com a PF, havia um suposto esquema comandado pelo publicitário Marcos Valério que pagava propina a deputados desviando recursos públicos para o mercado financeiro.  Uma figura central era a participação do banqueiro Daniel Dantas, mas por três votos a dois, a 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou no dia 07 de junho as provas e a condenação do banqueiro Daniel Dantas por suborno, e assim frustraram a opinião pública desejosa de coibir a corrupção e o mal uso dos recursos públicos.

A polícia também outro grupo de corrupção, comandado por Naji Nahas seria responsável por lavar o dinheiro obtido ilegalmente no mercado de capitais, e gravações da PF indicaram que Pitta recebia dinheiro em espécie deste grupo, diretamente ligado ao escritório de Nahas, os valores chegariam a R$ 50 mil em um único dia, estes foram condenados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e evasão de divisas que segundo os cálculos chegariam a US$ 1,9 bilhão, depositados em paraísos fiscais.

Alguns sites e os grupos LulzSec e Anonymous divulgaram na noite deste domingo uma série de documentos produzidos pela Operação Satiagraha, incluindo documentos, textos, vídeos e escutas telefônica, embora não haja novidade no caso, mostra as claras os caminhos da corrupção e uma justiça nem sempre isenta.

Na página no Twitter, o grupo LulzSec postou a seguinte frase: “Anonymous e LulzSec mostram o que as Organizações Globo escondem. A caixa de pandora está aberta”.

A transparência e o bom o uso do dinheiro público é necessário para um país forte e o combate a miséria.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.