As redes sociais, as eleições e valores
Para quem pensava que os valores éticos e morais já eram, que entramos na era do vale tudo, não deve ser sensível as redes sociais e aos milhares de grupos, blogs e redes que procuram buscar os valores que podem e devem transformar a vida dos seres humanos, muito mais quando se falam de políticas e eleições.
Embora o jogo bruto da política e os interesses ainda falam alto, o fato novo é o recente episódio da renúncia da ex-candidata a vice-prefeita, repercutiu desde a origem (Erundina declarou que percebeu o fato político nas redes) mostram que as redes estão atentas e quase nada escapa aos olhos da multidão.
Depois do fato a deputada Erundina foi mencionada 17.274 vezes por 9.162 usuários do Twitter das 18h do dia do evento (19.jun.2012) até as 13h do dia seguinte (20.jun.2012).
Só por comparação, o nº de menções equivale a 8% dos 214,1 mil votos que a deputada teve na eleição de 2010, isto sem falar de outros, como o cronista esportista Milton Neves que citou e “elogiou a deputada para os seus 408.000 seguidores”, ou um (twitter) de Belo Horizonte que twitou 74 vezes para seus 232 seguidores, segundo a Bites Consultoria.
O fato é que as redes parecem desempenhar um papel novo e importante na política, livre e longe das manipulações e principalmente longe do jogo e das jogadas políticas eles podem ter um papel de catalizadores de opiniões realmente verdadeiras da população.