RSS
 

App de tradução em teste nas Olimpíadas

06 jul

Os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres que começam no final deste mês, servirão de teste para um aplicativo de smartphones que permitirão a conversação com outras pessoas em sua própria língua, o anúncio foi feito pelo blog da New Scientist.

Ele foi desenvolvido pela Universal Speech Translation Advanced Research Consortium (U-STAR) tem o nome técnico VoiceTra4U-M (já o mercado dá um nome popular), é um tradutor de voz para o iPhone que com tradução para 13 idiomas diferentes, e com transcrição de texto para mais 10 idiomas e seguem as normas para tradução de voz F.745 e H.625.

O aplicativo é para a pessoa falar face a face com outra pessoa usando um mesmo iPhone (basta que uma das pessoas use iPhone) ou fazer chamadas telefônicas para qualquer outra pessoa.

O problema ainda para traduções remotas é um ligeiro atraso durante uma conversa, ou seja, deve-se pausar e falar com calma, permitindo que até 5 pessoas conversem ao mesmo tempo.

A plataforma usada é aberta, o que permitirá que qualquer país possa executar em seu próprio servidor e fornecer traduções para a língua local.

Pesquisadores de 23 países estão envolvidos no projeto e o foco inicial foi em traduzir palavras e frases relacionadas ao turismo, com avaliação de 90 por cento de precisão.

Em breve o VoiceTra4U-M estará disponível gratuitamente na App Store, e os testes feitos durante os Jogos Olímpicos serão utilizados para melhorá-lo.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.