Ideia de um banco colaborativo
Depois de Software e Ambientes colaborativos, agora será lançado no Forum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, um Banco Colaborativo Ada Digital (BCAD).
O 13° Fórum Internacional Software Livre (fisl13), é um momento em que se reune a comunidade de Software Livre do Brasil, embora venha muita gente do exterior e também já vieram nomes como Richard Stallman, o grande inicializador do software livre, na época para desenvolver o UNIX colaborativamente, o que acabou acontecendo como Linux.
A ideia do banco é trabalhar na captação de recursos para projetos de inovação em Convergência Tecnologicas para Soluções Livres, ou seja ambienes e programas que não são pago.
Os projetos que serão beneficiado como BCAD devem ser voltados para economia solidária e cooperativa e terão juros de 4% ao ano, embora a iniciativa seja louvável é preciso evitar especuladores e desvios tão recorrentes na vida brasileira.
Os financiamentos serão a partir de R$ 500, e segundo Ada Lemos criadora do projeto: “O projeto é totalmente feito em soluções livres e é voltado exclusivamente para fomentar o software livre. O trabalho é todo feito por meio do cooperativismo e parcerias, tudo à base da colaboração”, .
O 13o. Fórum Internacional Software Livre acontece no Centro de Convenções da PUCRS, em Porto Alegre, de 25 a 28 de julho.