Pesquisadores fazem buscas por imagens
“Sistemas de busca, visualização e informação são extraordinariamente versáteis, do ponto de vista profissional, e eles são extremamente úteis para os seus clientes “, comenta um dos autores do trabalho, o professor Antonio Perianes, da Biblioteca da Universidade Carlos Terceiro e do Departamento de Ciência da Informação (Departamento de Biblioteconomia y Documentación), da Universidade Carlos III, na Espanha.
Ele explicou, segundo notícias no site Science Codex, que buscando as contribuições na Web Semântica, e graças à enorme quantidade de trabalhos taxonômicos que são usados com uma terminologia menos ambígua, e ainda a introdução de alguns metadados específicos (como as coordenadas GPS), permitem estas buscas baseadas em sentimentos, ideias ou cores predominantes, algo que teria sido implausível apenas alguns anos atrás.
O estudo realizado por estes pesquisadores, foi recentemente publicado na revista científica ‘El Profesional de la Información ” (profissional da informação ), e analisou este tipo de sistema de busca e visualização para estabelecer o perfil e as características básicas que qualquer banco de imagens comercial deve apresentar aos seus clientes, independentemente de seu tamanho.
Segundo este pesquisador “temos procurado estabelecer os requisitos mínimos necessários que um programa de pesquisa destas características deve conter, a fim de aproveitar ao máximo os materiais que estão devidamente descritos e armazenados no sistema, tornando mais fácil para os clientes e usuários a localizar e usá-los “, explicam os pesquisadores.
Ele preenche um vazio que existe em especializado literatura com relação às agências de fotografias e as suas características técnicas. “É surpreendente ver mais artigos sobre este tipo de organização na imprensa econômica do que em revistas acadêmicas ou profissionais, apesar de suas elevadas vendas líquidas anuais”.