RSS
 

Internet vai atingir 2 bilhões de usuários este ano

20 out

Adoção da Internet no MundoDe acordo com o relatório da UIT (União Internacional de Telecomunicações, ITU em inglês) a internet está prestes a atingir 2 bilhões de usuários até o final do ano, o relatório foi divulgado nesta terça (19/10).

De acordo com o relatório o número de usuários dobrou nos últimos cinco anos e o que mais contribui para isto foram os países em desenvolvimento que entraram com 162 dos 226 milhões só em 2010, mas 65% dos europeus estão na internet contra apenas 10% dos africanos.

A agência das Nações Unidas UIT afirma que são cada vez mais necessários visualizar conteúdos na Web para um crescimento moderno continuado e a banda larga é o próximo ponto de inflexão (ponto de ruptura extrema), conforme afirma o Secretário Geral da entidade Hamadoun Toure .  “A banda larga é o próximo ponto de inflexão, a próxima tecnologia verdadeiramente transformacional. Ela “pode gerar trabalhos, direcionar o crescimento e a produtividade e sustentar em longo prazo a competitividade econômica”.

Conforme as estatísticas do Internet World Stats, o Brasil é apenas o 6º. colocado na America Latina tendo 37,8% da população com acesso a rede, a frente estão a  Argentina (64,4%), Porto Rico (52%), Chile (50%), Colombia (48,7%) e Costa Rica (44%).                                                                                                                   

Apenas 8% dos usuários de internet tem acesso a Banda Larga no mundo, no Brasil apesar do crescimento o número é crítico (12 milhões de domicílios apenas) e os valores ainda muito caros, para complicar mais ainda em fevereiro deste ano a Folha de São Paulo noticiou o favorecimento do grupo empresarial de José Dirceu nos negócios da área, o que atrasou ainda mais o defasado plano PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) que depois de implantar toda a infraestrutura (em 25 de outubro começa a compra de equipamentos) irá “leiloar” a banda larga no atacado para provedores e operadoras, que ficarão responsáveis pelo acesso do usuário final, tudo previsto no PNBL mas muito estranho para defensores das “estatais”.

As Nações Unidas designou 20 outubro de 2010 como Dia Mundial de Estatística, com objetivo de alertar para a importância das estatísticas para conscientização de povos e governos sobre os dados públicos.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.