RSS
 

A Web completa 20 anos, comenta seu criador

24 nov

A World Wide Web entrou no ar na área de trabalho físico de Tim Berners-Lee em Genebra, na Suíça, em dezembro de 1990. Segundo seu criador, a Web era um site e um browser, eu seu computador.  Comenta  na Scientifc American alguns fatos relevantes para a Web, revista que já publicou trabalhos celebres como em 2001 sobre a Web Semântica também de Berners Lee.

Além deste artigo, a revista traz a primeira parte de uma série de 4 artigos sobre a ligação dos dados na Web, o primeiro comentado pelo editor Mark Fischetti que dá exemplos curiosos, como os dados do DirectGov sobre acidentes com bicicletas mostrando locais em toda Inglaterra onde ocorreram acidentes e com isto ciclistas tomariam mais cuidado neste locais, ou exemplo agora em Ohio nos Estados Unidos,  um advogado mapeou locais de ligações de águas para brancos e negros mostrando que os negros eram discriminados e o juiz local impos uma pena a concessionaria de água, mostrando a importância da Web para a cidadania.

Com apenas 20 anos ela faz parte da vida do planeta, não dá para pensar o mundo hoje sem ela.  O CERN, centro de pesquisas que trabalhava Berners-Lee, também fará comemoração em março em relação a publicação do historico artigo: Information Management: a Proposal.

Segundo seu criador da Web “a Web evoluiu para uma ferramenta poderosa e onipresente, pois foi construída em princípios igualitários e por milhares de indivíduos, universidades e empresas têm trabalhado, tanto de forma independente e em conjunto como parte da World Wide Web Consortium, para expandir as suas capacidades com base nesses princípios”, sendo o consorcio W3C um importante forum de discussão e criação de padrões.

A Web está sendo ameaçada de diferentes maneiras, afirmou seu criador na revista. Alguns de seus usuários mais bem sucedidos começaram a burlar os seus princípios. Como exemplo, ele citou os grandes sites de redes sociais para envio de informações por seus usuários contra o resto da Web.  Muitos provedores de Internet sem fio estão sendo levados a desviar o tráfego para sites com os quais eles não fazem ofertas de serviços e produtos. Tanto governos totalitários como democráticos tanto monitorando os hábitos online das pessoas,

Nos como usuários da Web, permitem que estas e outras tendências para continuarao ou  framentando a Web ou integrando o planeta, para isto devemos exercer nossa liberdade positivamente, criticar apenas a internet e a Web e uma atitude esteril e inconsequente. Os efeitos doentios de mau uso, pode estender-se smartphones e gadgets, que também terão portais com uma informação extensivel ao que a Web oferece.

O criador da Web pergunta, você se importa? Porque a Web é sua. É um recurso público em que você, sua empresa, sua comunidade e seu governo dependerão cada vez mais. A Web também é vital para a democracia, sendo um canal de comunicação que torna possível uma conversa contínua em todo o tempo com todo o mundo. A Web é agora mais crítica à liberdade de expressão do que qualquer outro meio. Ela traz princípios estabelecidos tanto na Constituição dos EUA como na Magna Carta britânica e outros documentos importantes para a era da rede: liberdade de buscas com filtragens (permissões).

Para seu criador vários princípios são fundamentais para garantir que a Web torna-se cada vez mais valiosa, com dois básicos da Web e do crescimento é a universalidade. Quando você faz uma ligação, você pode ligar para qualquer dispositivo e isto significa que pode-se colocar qualquer coisa na Web, mesmo sem ter computador ou alguma conexão privilegiada.

A web deve ser utilizável por pessoas com deficiência. Ele deva funcionar com qualquer tipo de informação, seja ele um documento ou um ponto de acesso a dados e informações de toda a qualidade a partir de um bobagem de twitter ou de um texto acadêmico.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Fábio Albuquerque

    24 24UTC novembro 24UTC 2010 at 18:12 06Wed, 24 Nov 2010 18:12:33 +000033.

    Muito importante esse movimento de elucidação dos possíveis (quase infinitos?) usos dos dados da Web. Creio que 20 anos ainda é pouco tempo de existência, mas espero que daqui a uma geração teremos vencido algumas barreiras tecnológicas-culturais-educacionais que irá nos auxiliar por esse oceano do virtual.

     
  2. Fábio Albuquerque

    24 24UTC novembro 24UTC 2010 at 18:12 06Wed, 24 Nov 2010 18:12:33 +000033.

    Muito importante esse movimento de elucidação dos possíveis (quase infinitos?) usos dos dados da Web. Creio que 20 anos ainda é pouco tempo de existência, mas espero que daqui a uma geração teremos vencido algumas barreiras tecnológicas-culturais-educacionais que irá nos auxiliar por esse oceano do virtual.