A um mês da Copa: tudo pronto ?
Infelizmente não, apesar valor da somatória de investimentos, em todas as arenas até o momento, ser de R$ 25,5 bilhões (poderá chegar a 30 bi), apenas R$ 3,7 bilhões são de recursos exclusivamente privados (14,5%), e só as arenas das Dunas (R$ 350 milhões em PPP) e a Arena da Baixada (R$ 234 milhões privados) tem valores razoáveis.
Segundo o secretário da FIFA, Jerôme Valcke, vendo na semana passada o Itaquerão e a Arena da Baixada, de Curitiba, disse que ficarão prontos só “no último minuto”, mas as obras externas é que decepcionam mais, vejam algumas:
Natal: Um viaduto que facilitaria o trânsito na marginal da Arena das Dunas, a drenagem no entorno do estádio e a adequação de calçadas seguindo normas de acessibilidade tiveram seus cronogramas alterados e só serão entregues após a realização do Mundial, as obras serão escondidas com tapumes.
Cuibá: Entre as obras consideradas críticas e que correm o risco de não ficarem prontas até o dia 31 de maio estão a duplicação da Estrada da Guarita, que está 77% finalizada; a duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), que tem somente 45% executados; e a trincheira Santa Rosa, que tem 68% do projeto executados, também o aeroporto Marechal Rondon está atrasado e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra mais cara não ficará pronta.
Porto Alegre: Segundo o promotor Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, a população foi enganada, pois foi ela quem ajudou a escolher as demandas que deveriam ser realizadas na região do bairro Humaitá no entorno do estádio e estas não foram realizadas nem pela construtora, nem pelo estado.
Belo Horizonte: Obras da mobilidade urbana pararam, com alegação de um corte de 3 milhões, com o orçamento caindo para R$ 14,7 milhões, terá apenas 18% das obras de infraestrutura prevista serão entregues.
Em Salvador o estádio foi entregue e a construção de estruturas de acessibilidade no entorno do estádio da Fonte Nova foi concluída. Já a construção de rotas de pedestres na região, orçada em R$ 7 milhões, está paralisada, apesar da previsão para o final de maio.
Apesar dos custos devem-se parabenizar os poucos atrasos em Recife (via Mangue 12 dias antes), Manaus (monotrilho Norte-Centro e Leste-Centro, não foram feitas) e Fortaleza que terá o Veículo Leve sobre Trilhos (VTL) com 10 estações e 3 concluídas (30%).