Tolerância ou confronto
O panorama político nacional chega a um impasse perigoso e ruim para a democracia.
O termo tolerância do latim “tolerare” significa de modo contraditório tanto “suportar” como “aceitar”, em termos jurídicos a tolerância é o ato de ter indulgência perante algo que não se quer ou que não se pode impedir.
A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade, se sempre propomos o confronto corremos o risco de não conseguir viver em sociedade.
Uma pessoa tolerante normalmente aceita diferentes opiniões ou comportamentos diferentes daqueles estabelecidos pelo seu meio social, mas este tipo de tolerância é denominada “tolerância social”.
Pode-se no interior de determinada cultura tolerar questões que lhes são opostas, por exemplo, religiões e ideológicas, apenas por razões didáticas, mas qualquer divergência de culturas pode levar a um radicalismo e ao confronto.
O confronto geralmente leva a uma situação dramática, podendo ocorrer mortes ou ferindo pessoas, mesmo que sejam com palavras, está ferindo a dignidade do Outro.
Deixo uma pergunta: como devemos aceitar o Outro em suas diferenças ? uma cultura diferente deve ter direito a sobrevivência no seio de uma cultura diversa, este será a Pátria Mundo do futuro, quem está preparada para ela ?