RSS
 

Arquivo para setembro 3rd, 2010

Relação entre CMS e Redes Sociais pode mudar

03 set

Ferramentas de CMSCMS são coleções de procedimentos usados e gerenciados em ambientes colaborativos, podem também hospedar uma rede social dando direitos de agregação de conteúdos aos usuários e podendo até dividir as tarefas administrativas entre um grupo, porém a maioria das redes populares como Facebook e Orkut não permitem a hospedagem pelo usuário e podem assim ter problemas de segurança e fazer uso ilegal de conteúdos ali depositados, porém isto pode estar com dias contados.

Se você usa redes sociais como um simples usuário pode ter se perguntado porque precisaria de um CMS, numa analogia, seria como andar de passageiro em um carro e imaginar como seria dirigi-lo, ou o que é mais apropriado ver um surfista pegando uma onda e imaginar se poderia surfar com a segurança dele.

Existem diversos ambientes CMS, os três mais populares são o Drupal, o Joomla e o WordPress.  O Drupal: foi criado em 2000, escrito em PHP, seu criador Dries Buytaert pensou no cair da chuva, gotas “Drop”, usa  tanto MySQL como PostgreSQL, sua versão estável é de 1.6 de maio de 2010. O Joomla foi escrito em 2005, é resultado da separação de uma equipe da empresa Miro, dona do software Mambo, é escrito em PHP e MySQL, sua verão estável é a 1.5.16 (a 1.6 é Beta).  O WordPress talvez seja o mais popular, os números existentes não são seguros, teve como precursor o B2 e seu criador b2, também foi escrito em PHP e MySQL que foi feito por Michel Valdrighi, desenvolvedor e colaborador do WordPress.  Suas versões receberam nomes de cantores de Jazz: Mingus (importante no suporte de Plugin, de 2004), Strayhorn (criação de páginas estáticas e de temas, de 2005), Duke (2.0 ed. WYSIWYG, ferramenta Admin.e  upload de imagem, 2005), Ella (re-design da interface, auto-correção e melh. Admin, 2007), Getz (widgets em temas, e uma mudança no feed Atom, maio de 2007) e Dexter (suporte nativo a tags,novo sistema de categoria, setembro de 2007), e outras, sua versão estável é de junho de 2010, 3.0 chamada de Thelonious.

Há outros menos conhecidos são: XOOPS (OOP- Object Oriented Programming),  ZOPE (Banco OOP), Xaraya (CSS),  o Mambo (da fundação Miro) e Typo3 (para imagens) entre vários outros e há alguns sites de crítica aos CMS .

A idéia é de ferramentas que além de permitir aos usuários que tratem os conteúdos que também administrem o próprio site, hospedando toda a ferramenta em algum site pessoal ou em área reservada para este fim, uma ferramenta com lançamento em breve promete isto: Diaspora.