RSS
 

Arquivo para abril 28th, 2012

Anatel lança edital para 4G

28 abr

Redes de telefonia de quarta geração (4G) vão chegar ao Brasil finalmente, a Anatel lançou um edital nesta sexta-feira e empresas como a TIM anunciam que vão forçar o mercado.

Esta tecnologia permite uma velocidade de tráfego de dados 10 vezes maior que a tecnologias 3G, mas necessita de mais antenas pois o sinal é de curto alcance.

Oi, Claro, Vivo e Nextel avaliam a participação, a Oi em nota afirma que “somente após uma avaliação econômica aprofundada do edital”, a Nextel diz que analisará as oportunidades geradas pela oferta desses novos espectros de radiofrequência, e a Claro informou que “está avaliando o edital do leilão das frequências de 2,5GHz da rede 4G, publicado hoje pela Anatel”.

A Anatel anunciou que o valor mínimo de R$ 3,85 bilhões para a licitação nas faixas de 450 MHz para a ampliação da cobertura dos serviços na área rural e de 2,5 GHz para área urbana.

Os atuais 1 Mbps de velocidade média disponíveis hoje na internet móvel 3G, os usuários devem se conectar com velocidades de 9 Mpbs a 12 Mbps com a quarta geração, segundo o ministro Paulo Bernardo.

O leilao acontecera dia 5 de junho.