RSS
 

Arquivo para maio, 2012

O Windows 8 está chegando

31 mai

O evento da Computex 2012 está aí e prometem vários tablets com o sistema Windows 8, uma reação da Microsoft ao crescente avançados dos tablets Android e iOS da Apple.

A empresa de Bill Gates perdeu terreno porque o Windows 7 não era adaptado ao ambiente dos tablets, além de ser um sistema operacional ruim, no evento que começa dia 5 de junho, estão esperados dispositivos com base na nova versão do Windows, em dispositivos de fabricantes de primeira linha como Dell, Samsung, Acer, Asus, Lenovo, Toshiba, e muitos outros.

Entre os esperados para a próxima geração do Windows inclui muitos smartphones, tablet PCs, ultrabooks e até simples leitores de e-books, além dos tradicionais computadores pessoais, é aguardado nas conferências de imprensa grandes negócios já no primeiro dia de junho.

Já parcialmente disponível nos modelos do Windows Phone, usa a interface Metro, baseada no design suiço e adaptada as telas de toque, com código já incorporando o html5.

A Microsoft afirma que o Release do Windows 8 estará disponível na primeira semana de junho, enquanto keynote da empresa Computex está agendada para ter lugar no dia 6 de junho.

 

Intel estuda em Londres smart cities

30 mai

A proximidade das olimpíadas, o projeto inovador de vila Olímpica (veja nosso post) e a Smart City em Greenwich (veja outro post), atraiu também a Intel para Londres.

A fabricante mais famosa de chips montou um laboratório em Londres um Instituto de Pesquisa Colaborativa para Sustentáveis Cidades Conectadas no número 10 da Downing Street, bem próximo o centro de Londres

O estudo é feito em parceria com o Imperial College e a University College London, tendo como objetivo colaborar para melhorar a vida da cidade, com cerca de dez pequisadores inicialmente, revela o BBC News.

Em entrevista ao noticioso inglês, o chefe de tecnologia da Intel oficial Justin Rattner informou que os dados incluirão uma rede de sensores para monitorar qualidade do ar, o fluxo de tráfego, abastecimento de água e outros parâmetros.

Os primeiros estudos do centro serão os Jogos Olímpicos de Londres, segundo Rattner, o Instituto irá se “debruçar sobre os dados de um evento para ver como num evento como esse os sistemas irão funcionarar e quais não funcionam, e isso é um grande experiência na confecção do sistema”, disse Rattner.

 

Um forte ciberataque no Oriente Médico

29 mai

Enquanto se discutem os crimes na internet, um poderoso ciberataque foi descoberto no Oriente Médio e podem ter origem em estados interessados em espionagem e controle da situação política naquela região explosiva.

Se este controle é válido para cidadãos não deveriam ser válidos também para estados ou organizações paraestatais que provocam tais crimes?

Segundo Alexander Gostev, um especialista nestes crimes e fundados do Kasperky Lab, o vírus é cerca de 20 vezes o tamanho do Stuxnet (atacava o sistema Scada), um malware poderoso que tinha como alvo os controles de uma instalação nuclear iraniana.

Um malware (malicious software) é um pequeno programa que se instala num computador alheio de forma ilícita (instalamos muitos programas assim) para roubar informações ou causar algum dano ao sistema ou nas informações.

A concentração do ataque deste novo vírus é no Irã, seguidos pela região Israel / Palestina, depois Sudão, Síria, Líbano, Arábia Saudita e Egito.

O especialista Gostev afirmou ao site Tech News: “Os resultados preliminares da pesquisa, realizada por um pedido urgente de ITU, confirma a natureza altamente segmentados deste programa malicioso”, disse o chefe do Kasperky Labs, que acrescentou: “um dos fatos mais alarmantes é que a campanha chama ataque cibernético está atualmente em sua fase ativa, e seu operador está constantemente vigiando os sistemas infectados, coletando informações e definindo novos sistemas para atingir seus objetivos desconhecidos.”

Mas o malware Flame (Chama) como está sendo chamado só deverá ser totalmente compreendido depois que os pesquisadores de segurança investigarem a fundo, mas Gostev afirmou que “Ao contrário da guerra convencional, nesta os países mais desenvolvidos são realmente os mais vulneráveis”.

 

Bat-sinal para defesa da Web

28 mai

A ideia é de Alexis Ohanian criador do Reddit, site que rediscute notícias numa visão menos monopolista e tradicional que a imprensa convencional, criou a IDL, uma Liga de Defesa da Internet, que mobilizará os usuários quando se sentirem ameaçados em seu direito à informação.

A notícia apareceu na Forbes, onde Alexis descreve assim o projeto que pretende lançar no próximo mês: como um “Bat Sinal para a Internet.” Afirmou que “todo o proprietário do site pode se inscrever no site do grupo para adicionar um pouco de código para seu site ou receber esse código por e-mail no momento de uma determinada campanha -que pode ser acionado no caso de uma crise política como SOPA, acrescentando um ativista chamada à ação para todos os locais envolvidos, como um Widget ou Banner pedindo aos usuários para assinarem petições, enviarem emails aos legisladores em alguma questão, ou fazerem um boicote a empresas”.

A principal defesa da internet atual é contra a lei CISPA, a lei que passou dia 26 de abril na Câmara dos Deputados dos EUA, por uma contagem de 248 a 168 votos e agora encontra-se no Senado, mas enfrenta forte oposição dos que querem a internet com liberdade de expressão, pois dados de usuários podem ser enviados ao governo americano em caso de “ameaça de cyber-ataques”, ou seja, uma lei de exceção que o governo e as empresas poderão usar quando julgarem necessário.

A advogada da Eletronic Frontier Foundation, Rainey Reitman, informou que a lei cria um estado de vigilância permanente, e “a linguagem é tão vaga que um provedor de internet poderia usar a lei para monitorar as comunicações de seus clientes”, conforme notícia da Reuters.
Portanto não se trata de deixar que crimes aconteçam, mas que em nome do combate aos crimes, não se cometam outros que são os direitos a privacidade.

 

NCL a linguagem nacional para hipermídia

26 mai

XML é uma metalinguagem para a Web Semântica, que procura dar significação para a Web, agora uma nova linguagem chamada NCL (Nested Context Language) cria facilidades de programação em especial usando módulos padrão de XML como XLink e SMIL.

Criada no laboratório Laboratório de TeleMídia da PUC-Rio, a linguagem NCL – Nested Context Language, é uma linguagem declarativa para autoria de documentos hipermídia baseados no modelo conceitual NCM – Nested Context Model.

Ela terá grande importância para as DTVs (tv digital) brasileira e japonesa, pois foi construída no padrão ISDB-Tb (Internacional Standard for Digital Broadcasting) e usando o middleware Ginga, o que significa que muitas aplicações poderão ser desenvolvidas para TV Interativa.

O padrão japonês ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial ) foi escolhido nos testes técnicos comparativos conduzidos por um grupo de trabalho formado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Universidade Presbiteriana Mackenzie e ratificados pela Fundação CPqD. O padrão ISDB-Tb é este padrão para o Brasil e Argentina, onde a transmissão é codificada de tal forma que uma cópia-única (copy-once) é permitiada aos usuários gravarem em uma cópia de mídia digital (D-VHS, DVD, HDD, etc).

 

Richard Stallman na USP

25 mai

Richard Stallman (1953- ) é fundador do movimento software livre e do projeto GNU, e que mais tarde tornou-se a Free Sofware Foundation (FSF) (Fundação para o Software livre), que criou o circulo virtuoso a partir do qual quem usa um software livre deve manter o software construído também livre, o que permite a colaboração e o compartilhamento de milhares de software em código aberto pelo mundo, a chamada GPL (GNU Public License), que é a consolidação do conceito de copyleft, em função do conceito de copyright.

As ações judiciais, as tentativas de leis que querem acabar com o compartilhamento não conseguem limitar o enorme número de usuários que usam sua liberdade de doar e seu desejo de dividir com outras pessoas as coisas que usam e criam.

A PC World dá uma grande lista de software e ambientes livres , como Better Propaganda, onde poderão ser explorados o compartilhamento de músicas e filmes.

Há um grande número de e-books gratuitos em diversos sites, destacamos aqui o histórico site do Projeto Gutenberg, o Scribd (onde tenho um capítulo de um e-book de Portugal) e a biblioteca do Consciência.org .

 

A multidão pode criar o carro do futuro

24 mai

É o que está tentando a Volkswagem na China, embora o vídeo seja uma “montagem” e esteja em mandarim, a ideia original é que as pessoas participem do projeto dando sugestões e ajudando a criar a “invenção”, eu faço a sugestão de chamá-lo de CrowdWagem, mas seria mais interessante ainda que fossem sem patentes e pudesse ser reproduzido pelo mundo todo, com peças adaptadas em cada país.

O vídeo é bem humorado e abusa de efeitos especiais, e já de partida tem a participação do público porque foi resultado de um concurso da marca na China, que convidava os consumidores a projetarem uma versão perfeita do que seria um “carro do povo”.

O carro evita colisões, se mantem acima do solo movido por energia magnética, cabe duas pessoas e brinca com a cultura chinesa.

 

Uniao Europeia acusa Google

23 mai

Enquanto as ações do Facebook ficam numa montanha russa, sobe e desce, também nas ações europeias (FB), o Google (GOOG) é acusado de truste pela UE (União Europeia), segundo o site para acionistas europeus Seeking Alpha.

Para autoridades da UE afirma que o Google terá “uma questão de semanas” para chegar a uma solução sobre alegações de que o gigante das buscas tem discriminado e deturpado alguns seus rivais na comunidade europeia.

O Sr. Joaquin almunia, uma autoridade antitruste da UE, pediu que o presidente do Google, Eric Schmidt que crie uma resolução que permite ao gigante de buscas sua coexistências com as concorrentes europeias.

Os reguladores da UE tem colocando pressão também em empresas como a Apple (AAPL ) e a International Business Machines ( IBM ) desde meados de 2011, quando foi observado que eles feriam a progressão de várias empresas da UE que se dedicam a tipos semelhantes de negócios

As autoridades da UE mesmo que são reguladoras de prática anti-truste, entre outras, estão diretamente relacionadas com as vendas e marketing de plataformas de e-books.

A IBM, já foi citada com a possibilidade de manipulação de mercado diretamente com os seus concorrentes de mainframe software-concorrentes na região.

São as acusações por parte dos investidores algo da UE ou potenciais investidores que se preocupam? Sim e Não. Para os investidores que procuram adquirir uma posição de longo prazo no Google, isso não é algo realmente preocupa. Mas a empresa tem fundamentos fantásticos, um dos portfólios mais completos quando comparado a seus pares no setor, e tem o mais lucro melhor que o esperado em três dos últimos quatro trimestres.

 

China aprova a compra da Motorola Mobility

22 mai

Anunciamos no nosso blog a compra da Motorola Mobililiy (veja o post) pela Google, mas a China se opunha ao negócio em função do sistema Android que é software livre e código aberto, uma vez que muitos dos celulares construídos lá usam este sistema.

Com a posição da China, ganha o mercado, pois ter um sistema com software livre dinamiza o mercado dos smartphones, habilita milhares de programadores que usam o software livre para construção de aplicativos e evita monopólios.

A aprovação que Google havia antecipado no sábado (19), aconteceu oito meses após o anúncio de um negócio de US$ 12,5 bilhões, mas a China que anunciou só no domingo (10) exigiu que a gigante de busca mantenha por 5 anos o Android gratuito e com o código aberto.

A Google tem muitos parceiros para o Android e não tem interesse em “fechar” o produto.

No pronunciamento oficial, conforme a agência Reuters, o governo chinês afirmou sobre o futuro: “”No fim desses cinco anos, o Ministério do Comércio continuará a analisar o mercado chinês de smartphones”, todo o mercado e programadores de software livre ganham com isto.

A China ultrapassou os EUA no 3º. trimestre de 2011, quando as venda de smartphones, suas vendas cresceram 58% e atingiram o recorde de 23,9 milhões de unidades, enquanto os americanos caíram 7% e atingiram a marca de 23,3 milhões de unidades, mas incluem a vendas de aparelhos da Nokia, por exemplo.

 

Lançado primeiro filme só para tablet

21 mai

Dirigido por Aaron Brookner e disponibilizado para o tablet iPAD, além do longa-metragem, tem fotos, trailer e cenas dos bastidores. “É uma mudança radical, que dá às pessoas acesso a conteúdos adicionais e a possibilidade de compartilhar o filme com os amigos em segundos”, disse Aaron ao site TechRadar.

Segundo o site imdb.com o filme “The Silver Goat”, foi feito em 11 dias com uma câmera Cannon 5D, pela produtora independente Pinball London , e conta a história sobre espaços de conforto, nepotismo e lutas pelo poder em torno de um capo artístico, onde Lydia Latão (Alexa Brown), atriz e filha de um famoso dramaturgo Sir Rowland Brass (Don McCorkindale) um manipulador que age nos bastidores, até que ela desenvolve um relacionamento com um dramaturgo ambicioso americano que está em Londres (Tom Colley). Depois que ela se casa com ele, ele a faz retornar ao palco e entra na luta psicológica entre o marido e o pai.

A ideia vai à contramão da indústria cinematográfica pois esta tem forçado as pessoas a comprarem um Blu-Ray ou DVD, com o Apple TV, estes equipamentos poderão tornarem-se obsoletos.

Claro por enquanto é um filme e uma produtora independente para toda a “indústria” mudar de ideia, vai tempo, mas o tempo tem andado acelerado.