RSS
 

Arquivo para maio 2nd, 2012

Justiça alemã bloqueia produtos Microsoft

02 mai

Segundo a Reuters, notícia veiculada poucas horas atrás, a Microsoft deverá retirar muitos de seus produtos do mercado alemão.

Um tribunal em Manheim deu nesta manhã ganho de causa para a Motorola Mobile, afirmando que a empresa violou patentes e deve retirar o console de jogos Xbox 360 e o sistema operacional Windows 7 do mercado alemão.

Por outro lado a Motorola, segundo a agência de notícias: “está proibida de atuar na decisão de hoje, e os negócios na Alemanha continuarão como de costume, enquanto não houver apela da decisão e encontrar a decisão final sobre esta questão pela Motorola”, afirmou a Microsoft em razão da decisão, pois ainda neste momento não significa que a Microsoft já cumpriria imediatamente a sentença, uma vez que há uma liminar na corte distrital nos EUA, em Seattle que impede a Motorola de aplicar a ordem judicial alemã.

Mas isto ainda não significa que a decisão será aplicada.

“A Motorola está proibido de atuar na decisão de hoje, e nosso negócio na Alemanha continuarão como de costume, enquanto nós apelar da decisão e buscar a questão fundamental da promessa quebrada da Motorola”, disse a Microsoft em resposta à decisão.
Por outro lado, há sucessivas queixas da Apple e Microsoft, junto às autoridades da UE (União Européia) que forçaram a abertura de duas investigações para apurar se a Motorola tem feito uma cobrança excessiva pelo uso de suas patentes dos rivais.

As empresas de tecnologia têm investido bilhões de dólares em compra de carteiras de patentes que podem usar na defensiva ou ofensiva contra os rivais.
Na prática há um forte litígio interno ao mundo corporativo que parece dividir duas frentes de empresas, pois a Motorola Mobility foi recentemente comprada pela Google (veja nosso post).