RSS
 

Arquivo para abril 7th, 2012

Páscoa, Pessach ou "passagem"

07 abr

A simbologia da Páscoa ou Pessach para os judeus, nos remete a um tempo de passagem, de mudança e nada mais propício no mundo atual, que mudança queremos e aonde vamos.

Na história a Páscoa foi instituída pelo povo judeu no livro chamado Chumash Judaica e que os cristãos chamam de Pentateuco (5 livros), Deus enviou as Dez pragas ao Egito e libertou seu povo (o povo hebreu).

Mas antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos, e durante a fuga o povo comeu um alimento que caia do céu chamado Manah.

O cineasta James Cameron (veja o video) apresenta uma versão de fenômenos geológicos que explicariam todos estes fenômenos, mas isto é ainda mais curioso pela coincidência com o texto bíblico.

A Páscoa cristã é a morte e a ressurreição de Jesus, que significa não apenas a vida eterna mas a possibilidade de uma vida feliz e mais plena já aqui na terra, que grande significado isto pode ter !

Corrupções, crises, taxas bancárias, violência de todos os tipos, talvez a mais cruéis sejam a fome e a corrupção, haverá uma “passagem” para um outro estado em que estas “pragas” não sejam mais aceitas pela humanidade, e talvez consideradas crimes contra a humanidade, há uma resposta sim, e independentemente da fé, as pessoas com humanidade sabem que sim.

Talvez seja o momento de pensar que uma sociedade do sonho, da vida digna e porque não da espiritualidade seja possível.

Valores universais como tolerância, humildade, igualdade e principalmente Amor são necessários para uma “passagem” de uma sociedade tão pouco humana para uma mais plena. É um passo que todos temos que dar também no mundo religioso.