RSS
 

Arquivo para dezembro 27th, 2012

Oscar 2013, o que esperar

27 dez

Todo cinéfilo, creio que estava preocupado com as novidades, embora a maioria dos filmes só vá chegar aqui mais tarde, o que já encontramos deles nas telonas, e surgem as pré-listas do Oscar 2013, não agrada.

Olhando outros pelos trailers, achei “A Indomável sonhadora”, o roteiro é muito interessante, uma menina que vive as margens de um rio em uma comunidade isolada e pode perder o pai. Dizem que a interprete da menina também é muito boa, mas infelizmente como em todo cinema atual, há os apelos horrendos para criaturas pré-históricas que invadem a localidade, parece que vivemos a tendência do cinema-bizarro (vem aí o “Massacre da serra elétrica 3D” e outros).

Outro que aparece em listas é “O homem da máfia”, roteiro e direção de Andrew Dominik (O assassinato de Jesse James), o filme é um aposta de Brad Pitt, que faz o ator principal e tem como pano de fundo a primeira eleição de Obama, embora ninguém vá dizer, mas a meu ver é uma bela metáfora da politicagem ocidental, onde o discurso é um e a prática outra, claro não acredito que esta é a intenção da obra, mas dá para pensar.

O terceiro que anoto aqui é “A vantagem de ser invisível”, li a crítica de Rubens Edwald Filho só para ter certeza, do autor do livro, diretor e roteirista Stephen Chbosky, é sobre a entrada do garoto Charlie a High School, por gosta de ler ele se aproxima do professor de literatura (Paul Rudd) mas percebe que se aproximou do grupo alternativo da escola, com o livros, mas até o homossexual Patrick que mantém um caso discreto com um jogador de futebol americano.

O filme tem lugares comuns dos jovens de hoje: bebida, drogas e busca de amizades, talvez adultos encontrem dificuldades, mas o filme é de uma linguagem direta para a geração “millenium”.