RSS
 

Arquivo para abril 16th, 2014

O poder dos imperfeitos

16 abr

Em uma sociedade em que predomina a cultura do perfeccionismo, muitos recorrem a máscarasBrenéBrown para esconder ou minimizar as dores de não ser bom o bastante, embora exista por outro lado pessoas que ironizam aqueles que querem sair do anonimato, e nisto entram as redes sociais, onde invisíveis se tornam visíveis.

 

Brené Brown mostra o verdadeiro arsenal que usamos contra essas sensações e explica em que consiste cada escudo e quais estratégias podem ser usadas nesse “desarmamento”, na verdade é uma aula de filosofia, mas de vida não de pensamentos elevados.

 

Na obra também combate os mitos que afirmam que ser vulnerável é o mesmo que ser fraco, quando na verdade somos todos vulneráveis, ele desvenda um ser humano mais humano e menos perfeito, lembro o trecho Bíblico “quando sou fraco é que sou forte”  (Paulo 2, Cor. 12).

 

Trata de temas fundamentais na filosofia atual, como a vergonha e a empatia, para analisá-las colheu centenas de depoimentos durante seis anos, a autora chega então à conclusão de que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso, é preciso superar o medo do que os outros pensam.

 

Sua conferência TED (vídeos educacionais online), sua palestra sobre O Poder dos imperfeitos já teve mais de 14 milhões de visualizações, mas recomendo o livro “A coragem de ser imperfeito”.