RSS
 

Arquivo para março 5th, 2020

Asceticism, spirituality and epoché

05 mar

A ascese que vem do grego áskesis que significa “exercício espiritual”, e muitas vezes ela significa a renúncia ao prazer e até mesmo alguma das necessidades primárias, por exemplo, não comer e fazer jejum, pode estar ligada a espiritualidade ou simplesmente a alguma cultura.

O epoché significa a suspensão de juízo, conforme já explicado na fenomenologia é um “colocar entre parêntesis”, que significa abandonar mesmo que convicto algum conceito ou teoria, com vistas a penetrar num fenômeno, e ter consciência de alguma “coisa” a qual investigamos.

Poderia ser um ponto de convergência entre espiritualidade e conhecimento, claro em um ambiente que isto fosse propício, e que cada um dos lados ali estivesse preparado para uma verdade “suspensão de juízos”, coisa que é rara, ainda mais em tempos de convicções confusas.

Supondo que seja possível, e o exercício que Husserl propõe, os gregos o fizeram para chegar ao conhecimento, a episteme e sair da doxa, quais são as condições necessárias para esta realização, então pensar num exercício para isto significa criar uma ascese para a “epoché”.

Pode-se ampliar assim a epoché fenomenológica para elevação espiritual, não é uma mudança de seu verdadeiro percurso por ela deve encontrar o Ser criando uma fenomenologia transcendental (ou reflexiva como afirmava Gethmann) e este caminho Heidegger é que trilhou mais fundo.

Voltar-se ao que é vivido, ao originário, à fonte, ao nascimento daquilo que é tal como é (o voltar- se a coisa como propus Husserl), constituindo uma elevação por exercício que tem como consequência o conhecimento pessoal, mas está longe de ser apenas uma autoajuda.

Tomar o ser humano e tomá-lo em consideração, não é só no sentido de acumular novas informações, mas tornar-se mais Ser, o homem novo como propôs Husserl, libertar-se do movimento automatizado e imediato do cotidiano, da ação impulsiva e pouco reflexiva.

Há muitas falsas asceses, que por serem meros exercícios não trazem consigo nem uma espiritualidade, nem uma forma de autoconhecimento de fato.