RSS
 

Arquivo para dezembro 28th, 2020

É obrigatório tomar qual vacina?

28 dez

Assim disse o STF, entretanto a fase final de teste da vacina chinesa Coronavac no Brasil somente terá o relatório divulgado dia 07 de janeiro, informou o Governo do Estado de São Paulo, já a vacina da Pfizer em colaboração com a empresa alemão BioNTech está sendo usada no Reino Unido, desde o dia 2 de dezembro e milhares de britânicos receberam a primeira dose da vacina, a empresa divulgou os dados detalhados da fase de testes que foram validados (conferidos pela comunidade científica), no Brasil a CoronaVac ainda não.

A vacina da Pfizer já está autorizada nos Estados Unidos e deverá estar na Europa Continental, a Argentina adotou a vacina russa e começará a vacinação na terça-feira (29/12).

As campanhas de vacinação contra a covid-19 começaram neste domingo na União Europeia (16 países já autorizaram no total de 27), e na Rússia a Sputnik está sendo aplicada desde 5 de dezembro, porém a fase de testes foi atropelada.

Se é verdade que há ideologização da vacina chinesa, ela tem dois lados, pois sua aprovação não está seguindo os caminhos tradicionais, se a Anvisa está desautorizada, isto sim é assunto do STF.

Desde 9 de novembro, quatro laboratórios anunciaram que suas vacinas têm eficácia elevada: Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca/Oxford e o instituto estatal russo Gamaleya, a AstraZeneca anunciou neste fim de semana que tem um remédio para cura de doentes já infectados, claro isto ainda deverá entrar na fase de testes.

A AstraZeneca é a mais barata (2,50 euros/3 dólares a dose), a Moderna e a Pfizer/BioNTech tem problema de logística pois devem ser transportadas em baixas temperatura -20º.C e =70º.C.

Os especialistas afirmam que os efeitos colaterais existem, diversos informativos dão esta informação, destaco a Isto é no Brasil e no exterior a AARP Foundation, fundação que auxilia aposentados americanos.  

Apenas o Brasil (oficialmente o Estado de São Paulo e a prefeitura do Rio de Janeiro), a Indonésia e a Turquia estão comprando a vacina Coronavac, todos queremos a vacina, sem critérios científicos a polarização política mais uma vez não esclarece nada, a vacina deve ser testada e aprovada, os dados devem ser validados pela comunidade científica e pelas agencias reguladoras.