Arquivo para agosto 19th, 2024
Os limites de uma guerra total
Com esperança e com grande temor de uma guerra total, que culminaria em uma grande crise civilizatória postamos semanalmente a análise da evolução de situações nas quais os limites de uma guerra total podem ser rompidos e ir para um inevitável confronto.
Agora países da Europa e Estados Unidos tentam entender estes limites, reconhecendo que Israel ultrapassou este limite ao assassinar o líder do Hamas em pleno território Iraniano, a ideia de por panos quentes na tensão criada corre o risco de não ser ouvida pelo Irã e uma guerra direta entre Israel e Irã envolveria as grandes potencias bélicas mundiais.
A situação na Ucrânia é parecida, embora num sentido inverso, o país foi duramente agredido e castigado nestes dois anos de guerra a caminho de uma destruição de suas fontes energéticas, agora organizou um ousado revide invadindo uma zona de fronteira russa e se estabelecendo numa área de cerca de mil quilômetros, na região de Kursk na Rússia (foto região de uma ponte destruída em Kursk).
No dia de ontem, domingo 18/08, Volodimir Zelenski falou pela primeira vez que o objetivo é criar uma “zona tampão” para evitar ataques na região da segunda maior cidade do país, Kharkiv, porém este avanço enfureceu os lideres soviéticos, que acusam o ocidente de preparar e ajuda a Ucrânia na invasão, também lá este limite foi ultrapassado.
O envio de um submarino com capacidade de disparar mísseis ao Oriente Médico, segundo o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, que afirmou que a situação da região foi discutida com a França, Alemanha Itália e Reino Unido.
Por outro lado, um influente deputado russo, Mikhail Sheremet, disse na sexta-feira que a presença de arsenal militar em solo russo são provas “irrefutáveis da participação estrangeira” na ação militar ucraniana.
Tudo isto é um cenário de uma pré-guerra Mundial, não há mais um limite entre o envolvimento ocidental e estes dois focos de guerra, resta esperança sempre, os homens que provocam as guerras podem recuperar a serenidade e entender que estes limites não devem ser ultrapassados e ir a uma mesa de negociação, porém a tensão escalou no nível máximo.