Bigdata extremo: tomada de posição
Análise das situações de dados em todo mundo, e em especial no Brasil, revelam a fragilidade da segurança dos dados em todo mundo, e a facilidade de extrair dados na ‘deep web’.
Mas os alarmistas e especuladores raramente apontam caminhos para resolver este problema, primeiro é claro, com normas que estimulem o uso de ferramentas para explorar dados complexos na Web, o chamado Big data, e depois com medidas de segurança que protejam os dados privativos e que também pode ser usado para dados científicos.
O professor Volker Markl da Universidade Técnica de Berlim desenvolveu em na recente Oficina de Big Data o método em que explorou os desafios das grandes análise de dados atual, através do uso de um software chamado Stratosphere, conforme a HPC-wire, que tem o código open-source em licença Apache 2.0.
Stratosphere integra as vantagens do tradicional método do MapReduce / Hadoop, com algumas abstrações de programação em Java e Scala em tempo de execução de alto desempenho para facilitar análise de dados in-situ, de dados massivamente paralelos.