Novo protocolo HTTP pode ajudar privacidade
Um projeto recente do MIT, desenvolve sobre o protocolo da Web (que é uma camada de aplicação da internet) uma espécie de “prestação de contas”, para rastrear automaticamente a transmissão de dados privados e permitir que o proprietário tenha como ver com os seus dados tenham sido utilizados online, usando o identificador uniforme de recursos (URI).
.
Com um novo protocolo HTTP com responsabilidade, ou HTTPA, foi desenvolvido no MIT pelo Grupo de Informação Descentralizada (DIG), no Laboratório de Inteligência Artificial (CSAIL) no MIT, e acreditam que a solução poderá dar transparência a manipulação de dados na Web.
O trabalho será apresentado numa conferencia da IEEE sobre Privacidade, Segurança e Confiabilidade em julho, em Toronto-Canadá, pelo estudante Oshani Seneviratne e pela pesquisadora do CSAIL Lalana Kagal, onde será apresentada uma visão geral do HTTPA, com exemplos aplicados na área de Saúde onde os registros devem sempre manter certo sigilo.
.
O DIG é dirigido por Tim Berners-Lee, pai da Web o Professor Fundador do Laboratório 3Com de Engenharia do MIT, e porisso compartilha o espaço de seu escritório com o World Wide Web Consortium (W3C), a organização que supervisiona o desenvolvimento de protocolos da Web, como HTTP, XML e CSS.
O papel da DIG é desenvolver novas tecnologias que exploram esses protocolos e olhem para o futuro seguro do desenvolvimento da Web