RSS
 

Qual o papel da ONU hoje?

27 abr

Democracias em crise, guerras se espalham por todo o planeta, eonu_sede o papel da ONU é a apenas o de segurança, muitas entidades e organizações políticas acham que não.

A primeira reunião da ONU aconteceu em 25 de abril de 1945 portanto há 70 anos, na cidade de São Francisco nos EUA, com a presença de 51 governos e organizações não governamentais para elaborarem a Carta das Nações Unidas, porém passou a existir permanentemente a partir de 24 de outubro de 1945.

Sua sede da ONU embora seja em Nova Iorque, tem apenas 4 órgãos   situados neste local, o Tribunal Internacional de Justiça está localizado em Haia, nos Países Baixos, e, há outros órgãos espalhadas por diversos locais do mundo.

O atual secretário geral da ONU, é o sul-coreano Ban Kim Moon, e a organização tem hoje 193 Estados-membros das Nações Unidas e só estes Estados podem votar na ONU.

Veja alguns destes órgãos:

Organização Internacional do Trabalho (Genebra, Suíça)

Organização Marítima Internacional (Londres, Reino Unido)

Fundo Monetário Internacional (Washington, D.C, Estados Unidos)

União Internacional de Telecomunicações (Genebra, Suíça)

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a   (Paris, França)

Programa Alimentar Mundial (Roma, Itália)

Mas seu principal órgão onde a disputa política é acirrada e onde as forças ideológicas se concentram é o Conselho de Segurança, composto por 15 Estados-membros, sendo 5 membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos) e os outros 10 membros são temporários que são alterados há cada dois anos, atualmente são membros Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Gabão, Japão, Líbano, México, Nigéria, Turquia e Uganda.

Já é tempo de renovar seu papel, é preciso criar um programa solidário internacional para promover o fim da pobreza, evitar ditaduras e opressões, defender o direito de educação para todos e principalmente estabelecer a tolerância política, religiosa, de gênero e das culturas.

 
 

Comentários estão fechados.