Yahoo entra na briga das “buscas”
Tendo terceirizado seu back-end de buscas para a Google, aparentemente o Yahoo estaria fora de tentar as buscas, porem promete revolucionar com um sistema de busca muito rápido, segundo Ryan Singel da Revista Wired e “a coisa mais rápida que já vi.”
O novo produto chamado Search direto ( search.yahoo.com ) combina pesquisa instantânea, mostrando os resultados à medida que escreve, com respostas imediatas, um a digitação tipo “AMZ”instantaneamente mostraria numa caixa o site da Amazon com várias opões da loja de compras mas a primeira opcao seria AMZN, e ‘AMZN” traria com cotações de ações sobre a Amazon.com, por exemplo. O site de Beta teste traz um vídeo de apresentação do novo motor de busca, com add-on para o twitter e Facebook, mas mostra que ainda nao há uma completa internanacionalização como o poderoso concorrente Google, que possui site especial em cada país.
Para pesquisas que não tem resposta, que mostra links de pesquisa imediatamente de modo fácil de navegar, com caixa acima da busca resultados típicos, mas ainda feitos por popularidade apenas.
Segundo Shashi Selth, vice-presidente da Yahoo: “Eu quero que você se lembre de três palavras:” e não das respostas ou dos links, disse uma sala de repórteres de tecnologia em San Francisco, demonstrando o produto.
Alem da rapidez superior ao Google, o Search direto estará oferecendo um produto tem “respostas” para 15 categorias de entidades, por exemplo: filmes, atletas profissionais, música, celebridades, informações meteorológicas, notícias, compras, locais e das populações. Mas ainda não chega a ter as exigencias de indexadores, como profissionais de Biblioteconomia, mais completa com categorias universais.
A Busca Direta não exige uma conexão rápida, e segundo a empresa, e o sistema é construído com infra-estrutura que o Yahoo possui., mas o recurso entra em conflito com seus parceiros do Bing da Microsfot. Por exemplo, o Yahoo diz que podem surgir novos formatos de anúncios que se encaixam na caixa de busca direta, mas ainda não se sabe se iria partilhar as receitas com a Microsoft, como atualmente acontece com os anúncios de busca.
Por exemplo, o Yahoo diz que podem surgir novos formatos de anúncios que se encaixam na caixa de busca direta, mas ainda não se sabe se iria partilhar as receitas com a Microsoft, como atualmente acontece com os anúncios de busca.