RSS
 

Entre a hermenêutica e o sistêmico

31 ago

Na filosofia grega o termo tem origem em Hermes, mensageiro dos deuses,4filmes a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem (mais primitivas) e da escrita (então nascente), portanto uma espécie de patrono da comunicação e do entendimento humano, ao que é “sagrado”.

 

Na origem, portanto tinha algo associado a interpretação da escritura sagrada, incluindo os textos bíblicos, e Spinoza foi um dos precursores da hermenêutica bíblica, mas no grego a palavra “ermēneutikē” que significa também “ciência” e “técnica” de interpretação, voltada aos signos e aos valores simbólicos, portanto pode ser associada a filosofia contemporânea.

 

Foi com Friedrich Schleiermacher (1768-1834), que a hermenêutica reencontrou a filosofia ao religa-la a linguística, é celebre sua frase: “A linguagem é o modo do pensamento se tornar efetivo. Pois, não há pensamento sem discurso… Ninguém pode pensar sem palavras “ que está em sua obra Hermenêutica e Crítica.

 

Depois foi Heidegger que retomou a hermenêutica dando-lhe uma “estrutura circular”: “Toda interpretação, para produzir compreensão, deve já ter compreendido o que vai interpretar”, que mais tarde fica consagrado como círculo hermenêutico por Hans-Georg Gadamer.

 

Um leitor ou o intérprete lê o texto com expectativas preconcebidas (opiniões preconcebidas ou preconceitos) e faz revisões durante o trabalho. A compreensão do texto, entretanto, é “sempre determinada pelo movimento antecipatório da pré-compreensão” (Gadamer, Verdade e Método, 2003, p. 293).

 

Círculos herméticos e sistêmicos, pulam a etapa da revisão de opiniões preconcebidas ou preconceituosos e entram em círculos viciosos e auto referenciados, são sistemas que por dificuldade de rever opiniões e a própria lógica que estão submetidos, além do aspecto de postura estática e conservadora, jamais emitirão uma autocrítica ou um “mea culpa”.

 

De pseudo-diálogos nesta base podem emergir conflitos, acomodação estática envolto de certa “tolerância”, mas jamais um processo dinâmico de crescimento e evolução

 
 

Comentários estão fechados.