RSS
 

O Dali místico e quântico

07 ago

A pintura de Salvador Dalí Christus Hypercubus, de1954, criou a quarta dimensão a compreensão na pintura da quarta dimensão e do universo quântico.

A a ideia mística de Salvador Dalí, descrita no quadro Christus Hypercubus já estava presente antes quando em 1951 já havia escrito o Manifesto Místico, neste quadro Jesus Cristo aparece pairando sobre o espaço a frente de uma Cruz na quarta dimensão, não há pregos, com uma mulher na frente da cruz, cujo modelo teria sido a esposa de Dali.

Cubistas como Pablo Picasso haviam tentando pintar formas quadridimensionais em telas bidimensionais, as teorias dos matemáticos Bernhard Riemann e Henri Poincaré que saíram das formas convencionais de retas e planos, e eram as inspirações deles, mas Dali foi mais longe em suas primeiras descrições de sua pintura chamou-as pintura de “cubismo metafísico e transcendente”.

Mas não deixou de fazer referências ao arquiteto Juan de Herrera do século XIII e ao tratado Ars Magna do filósofo e alquimista Raymond Lull da Catalunha do Século XVI.

Dali vai explorar as ideias da física teórica até sua morte em 1989, o que prova isto foi o contato mantido durante anos com o matemático Thomas Branchoff da Brown University, e apesar da recusa inicial em 1975, acabou tornando-se uma longa colaboração de quase uma década.

De acordo com Banchoff: “Lull foi um catalão que estudou duas dimensões, dois séculos depois, Herrera levou isso a terceira dimensão. Aqui está Dalí em uma linha direta, levando-a a quarta dimensão”, afirmou Banchoff acrescentando: “eles não estavam pensando nisso como um cubo quadridimensional desdobrado – que surgiu um ou dois seculos depois”.

Mas o Hypercubo ou Tesseracto, teve de fato a intensão de pintar a quarta dimensão e Dali escreveria em 1958, em seu Manifesto Anti-matéria: “no período surrealista, quis criar a iconografia do mundo interior e do mundo maravilhoso, do meu pai Freud … Hoje, o mundo exterior e o da física transcenderam o mundo da psicologia. Meu pai hoje é o dr. Heisenberg” referindo-se ao criador dos primeiros conceitos da física quântica.

 
 
  1. O Dali místico e quântico – Vácuo Quântico

    21 21UTC agosto 21UTC 2020 at 23:25 11Fri, 21 Aug 2020 23:25:13 +000013.

    […] Fonte: Filosofia, Noosfera e Cibercultura […]