RSS
 

Anúncio de codec da Google torna a Web mais aberta

07 jun

Foi  anunciado no em maio um codec (codificador e decodificar para diversos sistemas de vídeo e sinais) pela Google que pode modificar todo o mercado de vídeo e a Web e principalmente pelo projeto intitulado Open Media Web, ou apenas na sigla Web-M.

O que é um codec ? São dispositivos essenciais para codificação e decodificação, algumas vezes também compressão, de imagens e sons na natureza que devem ser traduzidos em código binário (codificação) o do código binário (decodificação) para o sistema físico que o receptor do sinal pode compreender, ou seja retorna ao sinal analógico.

Alguns codec conhecidos são para vídeo são os formatos HuffYUV, MSU, MJPEG, H.264 e FFmpeg, e, para imagens são os formatos PNG e TIFF.

No início da Web as pessoas apenas acessavam as páginas, e apesar delas serem facilmente modificáveis, a relação era a mesma que com livros e textos, mas a chegada da chamada Web 2.0, foi possível interagir através de redes sociais, criando conteúdo em blogs e fotologs, distribuindo e assistindo vídeos e músicas. Mas há um formato proprietário, que é o Flash que impedia acesso e publicação de alguns conteúdos.

Alguns problemas e discussões aconteceram pois as melhorias são dependentes da vontade da Adobe, proprietário do Flash Player e de alguns grupos tentaram criar implementações livres do plugin, mas elas nunca chegaram ao ponto de poderem substituir o original, surgiram recentemente até o comentário que o HTML5 seria o fim do Flash, Stevie Job também entrou na conversa, e também fizemos um post do assunto.

Segundo o site do Linux BR, que defende o software libre a FSF (Free Software Foundation) ganhou a parada e o WebM utiliza para codificação de vídeo justamente o VP8 (veja a carta aberta da FSF) e o impasse dos codecs chegará ao fim, já que a Microsoft já anunciou o Windows 8 com HTML5 e que suportará o WebM, a Apple deverá também aderir.

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.