RSS
 

As tecnologias verde e calma

21 abr

É possível conciliar avanços tecnológicos com avanços humanos (onde há poucos estudos) e gerenciamento responsável de recursos naturais, a sustentabilidade, porém ignora-se em muitos projetos de inovações este “elemento humano” e neste sentido introduz-se a tecnologia calma junto a tecnologia verde.

Em  Ciência da Computação, a tecnologia calma é aquela  reduz a excitação ou entusiasmo  exagerado pela “sobrecarga de informações, e permite ao usuário selecionar quais informações estão no centro da sua atenção e quais as informações que são periféricas”, conforme o dicionário Whatis.com . Este termo foi cunhado por Mark Weiser, chefe de tecnologia e o diretor John Seeley Brown,  da Xerox Palo Alto Research. No trabalho Design calm technology destes dois autores, é possível perceber a ligação dos dois conceitos (as tecnologias calma e verde), com uma referência bibliográfica do trabalho fundador The Ecological Approach to Visual Perception de J. Gibson, 1979, que teve um primeiro trabalho publicado em 1978, como The Ecological Approach to Visual Perception of pictures.

A idéia de uma tecnologia verde nasce um pouco antes com o clássico trabalho de Amory Lovins: Soft energy paths, em 1976, que estabelecia uma série de valores, válidos ainda hoje, conforme afirma Howard Silverman.

A tecnologia verde pode ser resumida em cinco pontos fundamentais segundo o site Green techonology:

Sustentabilidade – O encontro das necessidades da sociedade de forma que possa continuar indefinidamente para o futuro, sem danificar ou esgotando os recursos naturais. Em suma, a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem também suas necessidades.
Projeto de “Berço ao berço” cujo ciclo é o retorno ao “berço” de produtos manufaturados poluentes, criando formas que estes produtos possam ser totalmente recuperados ou reutilizados.
A redução na fonte – reduzindo o desperdício e a poluição em fontes, mudando os padrões de produção e consumo.
Inovação – o desenvolvimento de alternativas tecnológicas, sejam de combustíveis fósseis ou de agricultura química. Viabilidade – a criação de centros de atividades econômicas juntas a tecnologias e produtos que beneficiam o meio ambiente.

 Mark Weiser morreu em 1999, mas seu conceito de tecnologia calma ainda pede desenvolvimentos, há um último trabalho seu intitulado The Computer for the 21st Century, que inclui várias idéias para a chamada computação onipresente (ubiquotous) e a atual computação pervasiva, Weiser escreveu no final deste trabalho: “Máquinas ajustadas ao ambiente humano, em vez de forçar os humanos a se ajustarem a elas, fazer uso de um computador de um modo tão refrescante como dar um passeio no bosque”, parece dificil mas foi assim com outras tecnologias: o telefone, o rádio e o cinema, entre muitas outras.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.