RSS
 

Ascese, virtudes e ascensão

22 mai

A palavra vem do grego ἄσκησις, se diz áskesis, um “exercício espiritual”, que significa o controle das punções e emoções, um caminho virtuoso, cuja prática leva a um caminho de subida, enquanto o contrário leva as paixões e punções desordenadas podendo levar ao vício e a morte.

Na modernidade isto se modificou profundamente, a ideia que a liberdade tudo pode e que não devemos limitar o prazer e as paixões levou a uma decadência humana, em seu lugar foi colocada uma “vida de exercícios” conforme explica Peter Sloterdijk (que não é religioso) a antropotécnica.

“Como exercício defino qualquer operação que conserva ou melhora a qualificação do ator para realizar a mesma operação da próxima vez, seja ela declarada como exercício ou não” (Sloterdijk, 2009, p. 14), é a definição de Sloterdijk em seu livro “Você pode mudar sua vida”, sem tradução para o português.

Esta é assim uma ascese desespiritualizada, portanto tanto pode levar a virtude quanto ao vício, inclusive no âmbito religioso, se não há de fato uma elevação espiritual, no campo da leitura teológica ou filosófica significa uma propedêutica (iniciação) que leve a hermenêutica, que leve a uma fusão de horizontes e uma vida de co-imunidade (outro conceito de Sloterdijk.

Tanto a leitura que não eleve o sentido de vida, o Lebenswelt de Husserl, quanto a pregação ideológica impregnada de idealismo filosófico não representam uma elevação, não há nela qualquer aspecto de contemplação e elevação espiritual, apenas uma “vita activa”, aquilo que Byung Chul Han chama de Sociedade do Cansaço, sem ela não haverá vida saudável e elevada.

Em termos cristãos a verdadeira ascensão é aquela que foi presenciada pelos apóstolos, e que as igrejas cristãs históricas comemoram nesta semana, as Ascensão do Senhor (na foto pintura em Azulejos em Barcelos, Portugal), que os evangelistas assim descrevem (Mc 16,19): “E o Senhor Jesus, depois de ter-lhes falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus”.

Mesmo os que não creem devemos em tempos de pandemia exercitar a fraternidade e o desejo e o esforço que tudo isto passe para que em situações parecidas no futuro estejamos mais conscientes.

Sloterdijk, P. Du musst Dein Leben ändern. Über Antropotechnik. Frankfurt, Suhrkamp, 2009. 

 

Comentários estão fechados.