RSS
 

Período dos juízes ou nascimento da república

01 ago

Pela narrativa bíblica e também pelos estudos arqueológicos e históricos, o período do final do êxodo e reunificação de Israel ficou conhecido como período dos juízes, entretanto é possível uma leitura tanto bíblica quanto histórica como o nascimento de uma proto-república.

No período final de Moisés, ele chega a avistar Canaã ao longe, ele estabelece uma tenda um pouco afastada de onde diz a narrativa bíblica: “Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía pra a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento”, e quando Moisés ia para lá o povo o seguia com os olhos. 

Conforme autores (Horowitz, 2005) e  (Everdell, 2000) o período de 1250 a.C. até 1030 a.C. se caracterizava-se pela liderança política, religiosa e militar de um líder que, por instrução divina, unifica  dirigia as tribos de Israel e podia ser considerada uma Confederação Israelita (as antigas tribos de Israel após o êxodo e retomo a região de Canaã), eram um tipo de república governado por juízes, após a morte de Moisés e a liderança de Josué.

Moisés antes havia mandado 12 espias para o território de Canaã, entre entre eles Josué e Kalebe, na volta estabelecem uma estratégia militar onde primeiro ocorre o famoso cerco de Jericó e depois conquistam os montes Betel e Gibeão.

Depois da conquista do território, inicia-se o período dos doze juízes que governarão o povo e os liderarão em batalhas para manutenção do território, e se estabeleceram num território que ia desde o monte Herman ao norte até o monte Haloque e Neguebe ao sul.

Neste período ainda houveram diversas lutas, alguns dos juízes são conhecidos na literatura como os últimos Juízes: Sansão, Eli e Samuel, , porém o relato de Debora como juíza de Israel é único, considerando a sociedade patriarcal que vivia (Juizes 4-5), o último juiz foi Samuel grande profeta e que escolheu, a pedido do povo, os dois primeiros reis: Saul e Davi

Este período histórico foi marcado pela atividade dos profetas do Antigo Testamento: Jeremias, Ezequiel e Daniel, que tentam corrigir o rumo e destino do seu povo. Ao final deste período na história registra-se também a ascensão do Império Assírio, mas chegará aos limites de Israel indo até o Egito, sob a liderança de Assurbanipal de 690 a.C. a 627 a.C.,  em 609 a.C. ocorre a primeira deportação do hebreu para a Babilônia, e em 598 a.C. o jovem rei Joaquim, rei de Judá, rende-se voluntariamente.

HOROWITZ, Maryanne Cline. Republic. New Dictionary of the History of Ideas. 5. Detroit: Charles Scribner’s Sons, 2005.

EVERDELL, William R (2000). The End of Kings. A History of Republics and Republicans (em inglês). Chicago: University of Chicago Press, 2000.

 

Comentários estão fechados.