RSS
 

Nova frente de guerra e semana perigosa

09 out

Desde que Israel havia desenvolvido um forte esquema de baterias antiaéreas chamado de Domo de Ferro, os ataques com mísseis na região haviam diminuído, porém no final da semana um novo ataque do grupo Hamas aconteceu e mais de 700 pessoas foram mortas, mostrando que há fragilidades neste sistema, Israel respondeu com mísseis no território palestino.

Os militares de Israel foram apanhados de surpresa no sábado (07/10) e apesar de décadas em que o país se tornou uma potência tecnológica com forças armadas mais impressionantes do mundo e uma agência de inteligência de primeira linha, tudo isto simplesmente não funcionou e isto cria uma nova fronte de guerra numa geopolítica já com problemas delicados.

O Hamas tem como forte aliado o Irã, que forneceu drones para a Rússia, e embora tenha desmentido que isto continue ocorrendo, o Irá deseja fazer parte do BRICS e do lado de outra guerra invisível, segundo palavras do Medvedev, o vice-presidente do conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente do país, esta guerra está ocorrendo.

Ele se referia a boa safra de grãos de trigo da Rússia, a qual pretende tornar moeda de troca com países aliados, fornecendo inclusive suprimento para países aliados da África que não tem recursos para esta compra de grãos.

A semana é delicada na Ucrânia e Rússia, porque de ambos os lados espera-se um novo ataque surpresa assim como o do Hamas em Israel, do lado Ucraniano os mísseis de longo alcance, e do lado russo a destruição de fontes de energia na Ucrânia que tornaria o inverno que se aproxima cruel com a população e enfraquecimento do exército militar da Ucrânia, que já tem dificuldades com as munições para as regiões de conflito.

Espera-se algo novo no aspecto da paz, não faltam acenos da Rússia, mas sem negociar os territórios já conquistados, enquanto o lado ucraniano quer a posse de volta incluindo a polêmica Criméia, um dos alvos principais na contraofensiva.

Todas as pessoas de boa vontade e que sabem os perigos da guerra desejam algum alento.

 

Tags: ,

Comentários estão fechados.