Crowdsourcing e as novidades em software opensource
Software livre, que significa não pago, e open source que significa código aberto são uma extraordinária sacada do mundo computacional que gerou um modelo novo de produção: o crowdsourcing, a força da multidão.
Palavra cunhada por Jeff Howe, editor da revista Wired, ele desenvolveu este conceito e hoje já é usado em outros setores da economia e da administração de empresas.
No mundo da computação dois são os grandes sucessos do open source, a Fundação Apache, que gerou uma série de produtos, sendo o servidor Apache (70% do mercado) seu maior sucesso.
Muitos foram os produtos desenvolvidos desde então, mas este mercado de software aberto sempre traz mais novidades, destaco duas bem vindas:
1- Há uma falta de programadores para continuar a desenvolver a versão macOSx, um reprodutor de vídeo opensource VLC, no entanto o projeto está em pleno desenvolvimento, e já pretendem lançar um editor de vídeo opensource multi-plataforma, o VLMC (VideoLAN Movie Creator) que vai permitir entre outras coisas a edição básica de vídeos em várias plataformas sem que o utilizador tenha que pagar um único centavo por isso. O software pode ser baixado e a documentação vista neste link.
2-O Storytlr que é uma plataforma de lifestreaming e microblogging, após ter incorporado em 2008 serviços Web 2.0 e arrancado elogios, como em Webmania, depois de se tornar livre e open source no final de 2009, lançou no início do ano 2010 um grande projeto social. Ela pode ser utilizada para uso pessoal ou também como plataforma multi-utilizador, a associação destes dois conceitos é fundamental para evitar o uso indiscriminado de microblogs como o Twitter, um passarinho que canta o tempo todo e não deixa a gente descansar, claro pode ter uso adequado. Esta forma é ótima porque coloca este conceito no seu lugar de origem, cunhadas por Eric Freeman e David Gelernter na Yale University na metade da década de-1990, é descrita assim: “… fluxo ordenado no tempo ordenada dos documentos que funciona como um diário de sua vida eletrônica, cada documento que criado é informado a outras pessoas as quais que você enviar e são armazenadas em seu lifestream …” explicou o primeiro autor em sua dissertação.
O opensource cresce e sua influência na economia e na vida humana é cada vez mais presente.