RSS
 

O pinguim voador e 350 anos da Royal Society

28 jun

Fundada em 1660, a academia de Ciências mais antiga do mundo a Royal Society completa 350 anos ,elitizada inicialmente e depois destinada a reunir a comunidade científica e agora a divulgar as publicações científicas, promove um evento para popularizar a ciência e colocá-la em contato com o grande público, mas tem uma atração inesperada: um pingüim voador.

O pingüim controlado por controle remoto realiza movimentos graciosos e delicados e pode ser visto em alguns vídeos já depositados no youtube. além do pinguim voador, a exposição destaca uma tela eletrônica que pode ser enrolada e desenrolada.

Entre os membros fundadores da academia encontravam-se: Robert Boyle, John Evelyn, Robert Hooke, William Petty, John Wallis, John Wilkins, Thomas Willis e Sir Christopher Wren. Isaac Newton, na época da sua fundação apresentou  sua teoria da ótica diante da assembléia.

Outra exposição curiosa é a lista de 24 “desejos” (na verdade foram previsões)  de Robert Boyle feita na época e que se realizaram, entre eles os submarinos, os aviões, a luz elétrica, a modificação genética e os transplantes de órgãos, apenas 3 não se realizaram: a cura de ferimentos a distância (algumas cirurgias feitas por robôs já se realizam), a transmutação dos metais (é possível com alguns) e a invenção de um dissolvente universal (seria ótimo para a poluição ambiental).

A ideia do evento é proporcionar o contato direto do público com os cientistas por trás das criações mais inovadoras da Grã-Bretanha e permitir uma interação com elas.

Um porta-voz da organização afirmou que participam do evento representantes de empresas, de universidades e até de uma escola que criou uma fórmula para transformar óleo utilizado em frituras em biodiesel.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. Antonio Carlos Simões Caldas

    09 09UTC julho 09UTC 2010 at 12:21 12Fri, 09 Jul 2010 12:21:00 +000000.

    Marcos,é muito bom saber da existencia de mais um meio de comunicação, confiável, a divulgar as novidades científicas.(Gostei muito do “Pinguin Voador’.
    Parabens.
    Caldas

     
  2. Antonio Carlos Simões Caldas

    09 09UTC julho 09UTC 2010 at 12:21 12Fri, 09 Jul 2010 12:21:00 +000000.

    Marcos,é muito bom saber da existencia de mais um meio de comunicação, confiável, a divulgar as novidades científicas.(Gostei muito do “Pinguin Voador’.
    Parabens.
    Caldas