Feira de Frankfurt traz conferência
A conferência “Tecnologia, cultura e alfabetização” nos dias 7 e 8 de agosto, promovida pela Feira de Frankfurt, tradicional feira do livro, que acontece no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
A discussão ocorrerá em torno das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) e a influência que elas estão tendo nas mudanças de formatos e suportes para educação e cultura.
O público que espera ser atingido é formado por: pedagogos, professores, administradores de escolas públicas e particulares, editores e especialistas em tecnologia voltados à educação e consumidores de livros em geral.
Uma das motivações da Feira para fazer o evento no Brasil é que historicamente o nível de leitura e consumo de livros no Brasil é baixo mesmo quando comparado a países latino-americanos, isto significa o nível de alfabetização, competência de leitura e consumo de livros no Brasil ainda é muito baixo e o envolvimento destes profissionais além de educadores é importante para reverter este quadro.
O site PublishNews destaca que 59% dos alunos da quarta série do Ensino Fundamental não tem capacidades básicas para leitura, enquanto na oitava série há 4,8 % dos jovens que mal sabem ler e 20,1% mostram competência de leitura em estágio crítico, e outros 64,8% estão ainda em estágio intermediário, mas dá a boa notícia que o número de leitores cresceu 8,3% de 2009 a 2010.
A tradicional feira do livro de Frankfurt se realizará este ano de 10 a 14 de outubro, na cidade com o mesmo nome, Alemanha.