RSS
 

NASA e Google se unem para computador quântico

20 mai

O computadores quânticos aqueles que usam os princípios da física quântica para modificar o processamento binário dos computadores atuais, e dos bits binários 0 e 1 usarão qubits, que teriam muitos mais valores podendo, por exemplo, associados a fotônica usarem 7 qbits para o espectro da luz, com as cores do arco-íris.

Segundo o diretor de Engenharia do Google, Hartmut Neven, no post que anunciou a criação de um laboratório em conjunto com a Nasa: “Acreditamos que a computação quântica pode ajudar a resolver alguns dos mais desafiadores problemas da ciência da computação, especialmente em termos de aprendizado”, falando sobre a Inteligência Artificial, isto porque “Aprendizado de máquinas é basicamente construir modelos melhores do mundo para fazer previsões mais precisas.”

Mas o problema não é só a construção do computador, cada vez mais próximo da realidade, há ainda o problema de criar algoritmos capazes de usar estas propriedades únicas que o qubits oferecem, como informação básica que não seja apenas 0 e 1.

O Google afirma estar progredindo nesse aspecto, Neven disse: “Já criamos alguns algoritmos de aprendizado de máquinas quânticas. Um produz reconhecedores muito compactos e eficientes – muito úteis quando você tem pouca energia elétrica disponível, como em um dispositivo móvel”, que seria um uso imediato para os qubits.

O laboratório está construindo o D-Wave, mas que é construído numa concepção um pouco diferenciada da computação quântica, com o modelo adiabático, que é muito diferente dos modelos de “portas” (gates) que toda a comunidade que pesquisa no tema usa.

Isto leva muitos críticos a um ceticismo de alguns críticos, mas testes desta semana da faculdade feitos na universidade de Amherst mostra que com certas tarefas, o computador quântico do laboratório funcionou muito bem.

 

Tags:

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.