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Como a informação e colaboração entram no dia-a-dia

05 jun

InformationBehaviorO trabalho “Collaboration – the most wicked enabler to fabulously successful Research”  trás resultados interessantes da Dra. Karen E. Fisher, que é professora adjunta da Information School da Universidade de Washinton, EUA, apresentado na 5ª. QQML em Roma, Itália.

Os seus resultados referem-se a como as pessoas experimenta a informação como parte de sua vida cotidiana, com ênfase especial em aspecto interpessoal e comportamental, e como os ambientes informacionais ou sociais são “motivos de informação” dentro de um fluxo e também quando o impacto das tecnologias da informação e da comunicação.

O trabalho do prof. Fischer nos anos 2009-2011 dirigiu-se ao verificar o valor das bibliotecas públicas em comunidades de todo os Estados Unidos.

Neste estudo usaram um método misto (escrito com Crandall, Becker, et al.), o qual levantou dados de mais de 50.000 pessoas através do Institute of Museum and Library Services e da Fundação Bill & Melinda Gates, teve como principal conclusão que 63% das pessoas usam pessoas em vez das tecnologias da biblioteca para obter informação.

Na visão do professor, isto tem fortes implicações na forma como nós projetamos sistemas de informação, suporte a literacia da informação, e determinam este impacto.

Karen e. Fisher é co-autora de Theories of Information Behavior (2005, com S. Erdelez & L. McKechnie), Theory in Motion: Using theories of information behavior to design applications, policy and services (no prelo, com S. Erdelez), Digital Inclusion: Measuring the Impact of Information and Community Technology (2009, com M. Crandall).

Becker, S., Crandall, M. D., Fisher, K. E., Kinney, B., Landry, C., and Rocha, A. 2010. Opportunity for all: How the American Public benefits from Internet access at U.S. libraries. Washington, DC: Institute of Museum and Library Services.

 

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