RSS
 

CRM social, uma nova tendência

15 dez

O ano de 2010 marcou uma grande ascensão do Twitter e o Facebook junto a ferramentas de comunicação social criadas pelos próprios usuários usando os gerenciadores de conteúdos: Drupal, WordPress, Joomla e outros, há mais espaço para o crescimento e o desenvolvimento de novos aplicativos ? (alias os aplicativos de bolso também cresceram).

A resposta inevitável é “The revolution yet to happen” diriam os consagrados Jim Gray e Gordon Bell (o nome de um capitulo do livro Beyond calculation), neste ano que já aponta no fim do túnel de 2010, algumas novidades devem ser o incremento da realidade aumentada em aplicativos, a difusão dos monitores 3D e a entrada para valer nos negócios das redes sociais.

O aplicativo mais usado nos negócios chama-se CRM (Customer Relationship Manager, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), a maioria das empresas ignora o que pensam e o que querem seus clientes, a maioria ainda procura impor seus hábitos e valores, não descobriram o que de fato significa relacionamento, pensa que apenas devem mostrar seus valores impondo-os aos clientes.

O desenvolvimento e a ampliação da comunicação em tempo real vão de aprofundar no próximo ano, um exemplo disto são os plugins que a Salesforce disponibiliza para o CMS WordPress, esta empresa (a Salesforce) trabalha com CRM e tem um site para este CMS.

No próximo ano os modos de comunicação com o cliente e consumidores devem encontrar uma maneira mais colaborativa e mais solidária, a Salesforce por exemplo, já anunciou o lançamento Morphie,

O objetivo será  transmitir em tempo real de dados os dados de uma empresa  por uma interface com o Twitter ou com o Facebook e transformá-los em ferramentas de negócios. Startups como o Yammer e Bantam Live também já estão fazendo seus negócios de modo mais social, isto significa em rede, de modo mais dinâmico e em rede.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.

  1. luiz dos santos

    17 17UTC dezembro 17UTC 2010 at 10:05 10Fri, 17 Dec 2010 10:05:28 +000028.

    Uma rede social de clientes…. isso é bem interessante, poderíamos fazer algo assim, o que o senhor acha?

     
    • Marcos Mucheroni

      17 17UTC dezembro 17UTC 2010 at 18:24 06Fri, 17 Dec 2010 18:24:53 +000053.

      Oi Luis, Sem dúvida há muito espaço para este mercado, as pessoas são céticas porque pensam apenas nos lucros e não nos benefícios sociais que isto pode trazer, por exemplo, alavancar pequenos negócios que não tem visibilidade social, uma pequena empresa de TI por exemplo.

       
  2. luiz dos santos

    17 17UTC dezembro 17UTC 2010 at 10:05 10Fri, 17 Dec 2010 10:05:28 +000028.

    Uma rede social de clientes…. isso é bem interessante, poderíamos fazer algo assim, o que o senhor acha?

     
    • Marcos Mucheroni

      17 17UTC dezembro 17UTC 2010 at 18:24 06Fri, 17 Dec 2010 18:24:53 +000053.

      Oi Luis, Sem dúvida há muito espaço para este mercado, as pessoas são céticas porque pensam apenas nos lucros e não nos benefícios sociais que isto pode trazer, por exemplo, alavancar pequenos negócios que não tem visibilidade social, uma pequena empresa de TI por exemplo.

       
  3. luiz dos santos

    20 20UTC dezembro 20UTC 2010 at 10:26 10Mon, 20 Dec 2010 10:26:20 +000020.

    Em janeiro vou brincar com a goolge app engine, quando tiver algo palpável te mando o link!!

     
  4. luiz dos santos

    20 20UTC dezembro 20UTC 2010 at 10:26 10Mon, 20 Dec 2010 10:26:20 +000020.

    Em janeiro vou brincar com a goolge app engine, quando tiver algo palpável te mando o link!!