RSS
 

Arquivo para dezembro 20th, 2010

Revendo 2010 e olhando tendências

20 dez

Alguns blogs (como o de C.M.Metsger) apontam a quadra Knewton (de adaptative Aplicativos em 2010learning), Scribd (de documentos online), Layar (de realidade aumentada) e Spotify (serviço de streaming de música) como as grandes novidades, em parte, ao menos revelam tendências importantes dos usuários, há ainda o Foursquare (de relacionamentos geolocalizados) para completar a quina.

Tambem há  importantes novidades para o ambiente corporativo: Aster data (grande volume de dados), Atlassian (gestão do produto), ReputationDefender (acompanhamento reputação on-line), NetQin Mobile (segurança de dispositivos móveis) e SecondMarket (mercado de seguridade privada).

Entao aplicativos com geolocalização, realidade aumenta devem se ampliar em 2011, enquanto a nova tendencia de aplicativos para e-learning adaptativo, ou seja, metodos que interagem com os recursos de ensino, incluindo videos, slides show e qualquer recursos multimedias.

Não aparece nesta lista, de propósito o GetJar, diria que é um aplicativo para aplicativos em dispositivos móveis, ramo que cresceu enormemente em 2010, é claro, um  aplicativo com esta finalidade cresceu junto a este mercado.

As tendências então podem ser apresentadas nestas quatro direções, a educacional através de métodos de e-learning adaptativos, no campo de redes sociais de relacionamento por meio do uso de ambientes adaptativos, ou seja, que usem diversos recursos de hipermídia, como slide show, vídeos e sons, no campo do entretenimento os aplicativos para sons e musicas continuam em alta, devendo haver uma significativa introdução da realidade aumentada.

No campo corporativo, apontamos o caminho do CRM Social, claro que  sempre há novidades.

Bem temos as férias para tentar se adaptar a estas novas etapas de desenvolvimento da Web, boas festas, lembre-se que o importante é o aniversariante e curtam os nativos (toda família tem uma presença sempre marcante deles) e aceite seus novos costumes e um Feliz Ano de 2011.