RSS
 

Arquivo para novembro 9th, 2016

Tendências para 2017

09 nov

Enquanto a Gartner aponta que os desktops começarão a sumir domachinelearningdocker mercado se as empresas destes monstrengos não começarem a se reinventar, a ThoughtWorks divulgou uma lista de tecnologias emergentes om destaques para o crescimento de conceitos como Realidade Virtual e Aumentada (VR/AR), processos baseados em Docker, e plataformas de serviços em nuvens (PaaS), produzindo uma arquitetura de “microsserviços”.

Estes microsserviços são processos que executam nos ambientes virtuais em nuvens, como ambiente primário para o desenvolvimento de um “ativismo” digital capaz de influenciar mercados, segundo Mike Mason da ThoughtWorks: “vemos um avanço nos níveis de abstração” do que é considerado “ativismo”, isto é, não apenas políticos e social, mas também econômico e empresarial.

Embora o fenômeno “Pokemon” seja restrito ao entretenimento, este conceito deverá migrar para outras áreas de aplicação e deverá influenciar equipes de TI agora mobilizadas para o desenvolvimento de Plataformas em Núvens, o PaaS (Platform as a Service).

Docker é já um exemplo de sucesso nesta linha, feito para colocar soluções em nuvens, que o mercado tem chamado pelo nome desta metáfora “Silos” (uma tradução para Docker).

Docker é um projeto de código aberto que automatiza a implantação de aplicativos dentro de recipientes de software, fornecendo uma camada adicional de abstração e automação de virtualização no nível do sistema operacional.

Outra solução nesta linha é o desenvolvimento de Linguagem Natural, a anos esperada para soluções de aprendizagem, este tipo de solução auxiliária as assim chamadas Machine Learning, isto é, serviços que levam a uma aprendizagem rápida de processos com uso de computadores, numa relação homem/máquina bastante interativa.

Machine Learning é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos. Usando algoritmos que “aprendem” interactivamente a partir de dados, isto  permite que os computadores encontrem insights escondidos nos dados, sem serem explicitamente programados para o fazer.