Bitcoin: a moeda digital
Embora pensada como moeda, com todos as nuances de uma moeda, variação de câmbio e cotações, na prática funciona como sendo fichas virtuais, e seu valor depende da quantidade de pessoas que estão dispostas a trocá-las através da internet.
Usadas principalmente em games, muitas vezes deve-se pagar em alguma moeda nacional para comprar itens de um game, também é possível processar transações em Bitcoin através de um procedimento chamado “mineração” onde o computador resolve um problema matemático difícil obtendo uma solução de 64 bits.
Isto é diferente porque se trata da primeira vez na história que um procedimento intelectual “puro” é recompensado em dinheiro sem qualquer equivalente real.
É a mineração e não os bancos que administram os Bitcoins, como o número de moedas é limitado e a procura tem aumentado a moeda tem sido valorizada.
Já houve roubos de Bitcoins, como o ocorrido com a empresa MTgox (veja na revista Wired) e isto chamou a atenção de órgãos reguladores, que se foram de fato poderá tornar a moeda “legal” e comercializável em vários meios sociais.