RSS
 

As muitas ditaduras e a brasileira

31 mar

A mentalidade patriarcal e senhorial brasileira é camuflada por uma ideia de que tudo aqui é pacífico,Sonhos isto é tão atual, que ao ocupar a favela da Maré no Rio de Janeiro ontem, os jornais diziam que não houve um tiro, o que é mentira, e feita sem violência, sendo que mais de 30 jovens foram levados a delegacia por terem “atitudes suspeitas”, e disseram que alguns “atiravam pedras”.

 

Achamos que a atitude autoritária é necessária, há dezenas de programas policiais na TV e no rádio que falam isto, e hipocritamente não entendemos por que a violência explode nas ruas agora com cenas macabras de corpos que aparecem retalhados.

 

A primeira coisa que aprendi da dignidade humana, é que o outro, seja quem for tem a mesma dignidade que eu, e isto independe de condição social, cor, gênero, raça ou qualquer outra coisa discriminatória, mas o Brasil cantado em prosas e versos está longe disto, você já ouviu falar de UPP ou de policiamento ostensivo em bairros de classe média ou alta ? Lá não tem violência ?

 

Outra coisa que me indigna é que estamos melhorando, por fazemos algumas esmolas sociais com o povo mais humilde, e eles que muitas vezes dependem disto são gratos, mas não lhes retiramos da indignidade humana em que vivem.

 

Há muitas formas de calar as pessoas comuns, o regime ditatorial feito pelos militares no dia 31 de março foi a forma explícita e brutal de uma realidade brasileira que ainda perdura, devemos tirar as ideias autoritárias do nosso coração, e dou um princípio simples: ouça antes de julgar qualquer pessoa, ela tem direito de ser ouvida.

 

Deixe um comentário

Você deve estar Logado para postar um comentário.