RSS
 

Brasileiros participam de experiência top

29 set

Um experimento que fez medições precisas de massa das partículas e cargas elétricas, Simetriafeitas no com ALICE (A Large Ion Collider Experiment), o detector de íons pesados ​​no anel Large Hadron Collider (LHC), confirmaram a existência de uma simetria fundamental na natureza, o resultado foi publicado na Nature de 17 Agosto deste ano.

 

Os investigadores incluem pesquisadores brasileiros ligados à Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (UNICAMP), entre eles Marcelo Gameiro Munhoz, professor do Instituto de Física da USP (IF) que explicou:

 

“Após o Big Bang, para cada partícula de matéria uma antipartícula foi criado. Em física de partículas, uma questão muito importante é saber se todas as leis da exposição física um tipo específico de simetria conhecido como CPT [carga, paridade e tempo], e essas medições sugerem que há de fato uma simetria fundamental entre núcleos e antinúcleo”, a assimetria aparente entre matéria e antimatéria é um dos maiores problemas sem solução da física.

 

As medições de perda de energia na câmara de projeção tempo permitir que o experimento ALICE para identificar antinúcleos (curvas superiores à esquerda) e núcleos (curvas superiores à direita) produzidos nas colisões de íons de chumbo no LHC (na figura).

 

Munhoz é o principal pesquisador do projeto de pesquisa “física nuclear de alta energia no RHIC e LHC”, apoiado pela Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP).

 

Comentários estão fechados.