RSS
 

Alvin Toffler e a ausência de utopia

01 jul

Faleceu no último dia 27 de junho com 87 anos, o escritor e futuristaCasalTofler Alvin Toffler, casado com a também escritora também futurista Heide Tofler que em 2003 escreveu “Criando uma nova civilização”(*) que mostra além dos aspectos econômicos e estruturais a necessidade de uma civilização preparada para este futuro.

 

O primeiro grande livro de sucesso de Alvin Toffler, li na minha juventude e coloquei uma resenha em meu blog o Choque do Futuro foi o seu primeiro grande sucesso editorial.

 

Mas o livro de maior influencia onde já antevia a internet e o uso intensivo de tecnologia nas empresas é a Terceira Onda, publicado em 1980 pela Bantam Books, o livro trouxe não apenas uma utopia, característica marcante de toda a obra de Alvin Toffler, mas uma entrou na retórica de grandes líderes mundiais da época que passaram a citá-lo como visionário.

 

A ausência de utopia nos dias de hoje, é devido ao aprisionamento as decadentes estruturas sociais, ao medo das mudanças necessárias e já antevistas no processo de produção, tanto na indústria urbana como nas agroindustriais rurais e no cuidado com a natureza.

 

Somos ótimos críticos de qualquer mudança que se proponha, mas incapazes de sair do velho ranço ideológico, das estruturas concentradoras de renda e de poder, apontamos a tecnologia quase universalmente como responsáveis pelo que está ai, e não os homens que as usam.

.

O livro da esposa de Toffler, Heide faz quase uma síntese histórica sobre os diversos livros do marido, principalmente A terceira onda e Guerra e Antiguerra, e Powershift, a nova onde civilizatória segundo eles irá alterar a relação entre patrão e empregado consumidores e empresas, modelos de família, de governo e dentro do modelo que atual onde permanece a propriedade privada, por isto pouco chance de uma leitura crítica dos socialistas e nenhuma chance de leitura entre capitalistas que devendo a atual relação de concentração de renda.

 

*TOFFLER, Heidi. Criando uma nova civilização. São Paulo: Record, 2003.

 

Comentários estão fechados.